segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
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    Autoridades analisam como retirar toneladas de minério de ferro do navio Stellar Banner

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    Continua a operação para resgatar o navio que está encalhado há 18 dias, na costa maranhense. As autoridades agora analisam como retirar as quase 300 mil toneladas de minério que estão no porão da embarcação.

    O navio holandês usado para transportar óleo já está conectado aos tanques do Stellar Banner há mais de 24 horas. Cinco embarcações estão de prontidão com equipes preparadas para agirem em caso de vazamento.

    Dois navios de pesquisa da Marinha monitoram as condições do mar e a qualidade da água. Um avião do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com equipamentos especiais para detectar possíveis manchas de óleo faz o monitoramento aéreo junto com dois helicópteros do Ibama e da Marinha.

    A coordenadora de Emergências Ambientais do Ibama, Fernanda Pririlo, afirma que o navio está sendo monitorado caso haja algum vazamento. “Nós estamos fazendo três voos diários com todos os sensores ligados caso haja algum vazamento ele vai ser rapidamente detectado”.

    Navio Stellar Banner está encalhado a 100 km da costa do Maranhão. — Foto: Reprodução/TV Globo

    Os tanques do Stellar Banner tem 3.500 toneladas de óleo. Essa primeira parte do plano para salvar a embarcação está encalhada na costa maranhense já mais de duas semanas. A próxima etapa vai ser a retirada da quase 300 mil toneladas de minério de ferro da Vale que iriam para a China. Já se sabe que há uma avaria de 25 metros na parte da frente do Stellar Banner, mas ainda não foi possível identificar o tamanho da rachadura por onde a água está entrando.

    Sem o óleo e nem o minério, o navio vai ficar mais leve. Deve flutuar e sair do banco de areia para que seja feita uma solda provisória. Então o navio vai ser levado para um estaleiro para um conserto definitivo.

    A análise para saber como e quando vai ser a retirada do minério só vai ser feita depois que os tanques do navio forem esvaziados. Vai ser mais uma operação delicada. Todo o plano depende do tamanho da rachadura que há no casco do navio. É a partir daí que a empresa dona do Stellar Banner vai definir se será possível o conserto e o reboque da embarcação.

    A Polícia Federal segue colhendo depoimentos para saber o que aconteceu com o navio. A Marinha também está investigando. A Polaris Shipping, dona da embarcação, disse que aguarda a conclusão das investigações e das análises técnicas sobre o acidente. A Vale disse que está dando assistência e trabalhando junto com as autoridades.

    Fonte: G1

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