Você sabe o que é automação industrial?
Não se preocupe se você não souber! A automação industrial ficou em evidência com o surgimento de indústrias 4.0 e com a 4º revolução industrial.
Neste artigo nós falaremos sobre o que é automação industrial, como ele surgiu e quais são as principais características das indústrias 4.0.
Vamos lá?
O que é automação industrial?
Normalmente, a automação é a otimização de processos. Assim, quando se refere ao âmbito industrial, é quando a indústria utiliza diversas tecnologias, como a Internet das Coisas, Wi-fi, Banco de Dados, dentre outras, como forma de otimizar os processos e os resultados das máquinas e equipamentos presentes em uma operação.
Por meio dessas tecnologias, as máquinas conseguem maior autonomia e eficiência, não necessitando de operadores manuais efetuando cada parte da tarefa.
Lembre-se! O mundo está em constante evolução e se você não acompanhar o mercado, provavelmente você ficará para trás.
Portanto os dois principais objetivos da automação são:
- Diminuir esforços humanos;
- Fazer com que máquinas sejam mais autônomas.
Diversas indústrias hoje em dia utilizam a automação como forma de melhorar a eficiência dos seus redutores de velocidade, motoredutores, motores e contra recuos.
Portanto, não perca tempo! Veja as vantagens que esta tecnologia pode ocasionar em sua operação!
Vantagens
Aumento de produtividade
Conforme já dissemos, com a automação diversos trabalhos manuais não são necessários, pois são feitos pelas máquinas. Assim, há maior eficiência, precisão e velocidade no desempenhos dessas tarefas.
Melhoria de qualidade do produto final
Como máquinas não cansam de fazer diversas tarefas e repetidas tarefas, a qualidade do produto não deixa a desejar, sendo sempre a mesma, esperada pelos consumidores.
Redução de custos
A redução ocorre pois há menos desperdício de material, além de necessitar de menos pessoas na operação.
A única coisa que máquinas precisam, são manutenções periódicas, para que possam manter o mesmo nível de eficácia.
Segurança aos empregados
Geralmente, os operadores colocam as máquinas para operarem em locais de perigos e com altos níveis de insalubridades. Assim, pessoas não precisam mais efetuar tarefas que apresentam riscos para à sua segurança.
Competitividade
Como você tem menos custos, maios produtividade, produtos com maior qualidade e eficiência e colaboradores mais animados e mais seguros à efetuarem às suas atividades com precisão. Logo, você possui maior competitividade, ficando à frente da concorrência.
E aí? O que você está esperando para utilizar a automação em sua operação?
Espero que tenha gostado do artigo e até a próxima!