A australiana Fortescue Metals Group disse nesta quarta-feira que irá investir cerca de 287 milhões de dólares para desenvolver a área de mineração de Queens Valley, na região de Pilbara, rica em minério de ferro, na Austrália Ocidental.
O desenvolvimento é parte do plano da quarta maior produtora global de minério de ferro de ampliar suas margens por meio de produtos de maior gradação, disse a empresa em um comunicado.
“O desenvolvimento da área de mineração do Queens vai manter nosso altamente valorizado produto de finos de sinterização de alumina Kings Fines, que fornece para os principais clientes da Fortescue na China, bem como no Japão e na Coréia”, disse a CEO, Elizabeth Gaines.
A Fortescue tem tentado reforçar a demanda por sua produção com um movimento rumo à oferta de minério de ferro de maior qualidade, dado que seus produtos de menor qualidade caíram em desuso junto a compradores chineses, que enfrentam restrições ambientais.
Em abril, a mineradora disse que investirá cerca de 2,6 bilhões de dólares com um parceiro taiwanês para desenvolver um projeto de minério de ferro de alta qualidade (“premium”) na Austrália Ocidental.
Estima-se que o desenvolvimento de Queens tenha uma vida útil de 10 a 15 anos. A mineradora já obteve licenças ambientais e de órgãos de preservação do patrimônio para começar a trabalhar no projeto.
Fonte: EXTRA