Produzido em Itagibá, minério contribui para transição energética global por meio de um negócio que prioriza desenvolvimento local com geração de empregos e renda.
A Atlantic Nickel, empresa que produz e exporta níquel sulfetado, componente fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos, celebra mais um importante avanço no cumprimento das metas prioritárias estabelecidas pela companhia para 2021. Por meio do Programa Estabilidade Segura, cinco dos 12 objetivos estipulados para a operação já foram alcançados:
- Rendimento operacional da planta: Implementar as 20 iniciativas prioritárias para aumento da eficiência da planta.
- Minério lavrado: Alcançar 2,45 milhões de toneladas de minério lavrado.
- Alteamento da Barragem: Concluir a fase 1 das obras de alteamento da barragem de rejeitos.
- Alimentação da planta: Alcançar 1,5 milhão de toneladas alimentadas na planta.
- Recuperação metalúrgica: Atingir 79% de recuperação metalúrgica média de níquel sulfetado no primeiro trimestre.
O mesmo ritmo acelerado que proporciona o cumprimento das metas possibilitou outra grande conquista recente. A Atlantic Nickel realizou o embarque da maior remessa para exportação de concentrado de níquel desde que iniciou as operações no município baiano de Itagibá. Foram mais de 11,1 mil toneladas saindo do Porto de Ilhéus em direção ao continente asiático. No acumulado de exportações em 2021, a empresa já ultrapassa a marca de 40 mil toneladas comercializadas internacionalmente, e segue cumprindo os cronogramas de produção e escoamento.
O níquel produzido na Mina Santa Rita contribui para uma tendência global de transição energética, que gera impactos positivos ao meio ambiente, e a Atlantic Nickel se orgulha de estar preparada e bem posicionada mundialmente para atender à demanda internacional da eletrificação. Mirando a sustentabilidade como propósito, o negócio se expande enquanto prioriza desenvolvimento socioeconômico local, com geração de postos de trabalho e contratação de fornecedores locais, promovendo circulação de renda na região.
Desde que se instalou no município baiano de Itagibá, a Atlantic Nickel já gerou mais de duas mil vagas, o que representa mais de 16 mil empregos indiretos criados a partir das atividades de extração, beneficiamento e exportação do níquel sulfetado.
Sobre a Atlantic Nickel
Controlada pelo grupo Appian Capital Brazil e única empresa produtora de níquel sulfetado no país, a Atlantic Nickel completou, no dia 15 de outubro de 2020, um ano de operação em Itagibá, interior da Bahia, onde vem atuando na extração do minério fundamental para a fabricação de baterias de veículos elétricos. São mais de 1.700 empregos diretos gerados pelo negócio e R$ 151 milhões injetados em compras e contratos com fornecedores da Bahia de 2018 a 2020.
A projeção da companhia é dobrar a capacidade produtiva, com o início da operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028, o que vai elevar o tempo de vida útil da mina de oito para 34 anos (8 anos de mina a céu aberto + 26 anos de mina subterrânea). De acordo com a Avaliação Econômica Preliminar, cerca de US$ 355 milhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos desta nova fase.
Para além disso, a Atlantic Nickel já comemora a recente descoberta de um novo depósito com potencial significativo de recursos de níquel a apenas 26km de distância, e no mesmo cinturão geológico, de onde já funciona a Mina Santa Rita. A proximidade desta nova área com a infraestrutura em operação, somada à viabilidade de integração logística, apontam para o sucesso dos estudos de expansão.
Fonte: Atlantic Nickel