A tecnologia já está começando a oferecer uma alternativa mais limpa, refrigerada e eficiente à mineração movida a diesel, de acordo com a New Scientist. As ferramentas elétricas estão começando a surgir com mais frequência quando se trata de operações de mineração, oferecendo uma maneira limpa e eficiente de acessar áreas desafiadoras de uma mina. Para lidar com essa expansão, a McKinsey sugeriu que, na transição para uma economia líquida zero , o setor de mineração provavelmente precisará reduzir “pelo menos 85%” de suas emissões até 2050.
A Mining Digital considerou anteriormente como a mudança para a eletricidade impactou a indústria global de mineração. Ele agora considera algumas das principais ferramentas elétricas usadas e quais empresas as incorporam com sucesso em suas operações.
10: Sistemas de realidade virtual (RV)
A RV pode ser usada para criar modelos 3D de minas subterrâneas, o que pode ajudar engenheiros e geólogos a visualizar e entender o layout de uma mina. Isso é útil para planejar e projetar novas minas ou para identificar e prevenir perigos. Também visa ajudar na segurança do trabalhador e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência nas redes de mineração.
Conforme relatado pela Mining Technology , Augmented Reality in Mining, espera-se que os usos corporativos de AR contribuam com 65% da receita de AR até 2030, quando a receita do projeto de AR chegará a US$ 150 bilhões. Até o momento, empresas como a Normet concentraram seu treinamento em simulador de realidade virtual em operadores de concreto projetado.
9: Escadas Hidráulicas
As escadas elétricas podem oferecer muitos benefícios à mineração, pois são motorizadas, o que permite um movimento mais rápido e eficiente entre vários níveis de uma operação de mineração. Os trabalhadores podem se movimentar rapidamente, mas também com segurança, acessando áreas difíceis. Como resultado, a manutenção, as inspeções e os reparos podem ser mais gerenciáveis.
A Hedweld possui uma variedade de escadas hidráulicas através da Safe-Away, cujas escadas de acesso fornecem sistemas de acesso inovadores e tecnologicamente avançados, projetados para melhorar a segurança e a eficiência nas áreas de mineração e terraplenagem.
8: Sistemas de Ventilação
Os sistemas de ventilação elétrica funcionam bem para melhorar a qualidade do ar no local, permitindo maior controle, especialmente em minas subterrâneas. Eles podem trabalhar para remover mais gases nocivos, poeira e fumaça gerados durante as operações de mineração, melhorando assim o ambiente de trabalho dos mineiros.
A Stantec, em particular, concentra-se na ventilação de suas minas subterrâneas para a segurança dos trabalhadores, a fim de garantir que o fluxo de ar seja suficiente. A empresa afirma que a equipe entende a “interdependência” entre o sistema de ventilação de uma mina, atingir metas de produção e eficiência energética.
7: Veículos elétricos movidos a bateria
Os veículos elétricos a bateria estão mudando a maneira como a mineração é conduzida, com muito menos emissões de carbono e um ambiente de trabalho mais seguro. A empresa de engenharia sueca Sandvik possui uma frota de veículos elétricos de mineração que auxiliam nas operações da empresa no Canadá.
Além disso, empresas como a Epiroc em particular construíram caminhões movidos a bateria que são robustos e lidam com aplicações subterrâneas exigentes. Os caminhões da Epiroc, em particular , foram construídos com emissões zero em mente, bem como energia da bateria, o que leva a custos operacionais mais baixos.
6: Caminhões de Transporte
Os caminhões de transporte elétricos não apenas garantem menos emissões de gases de escape no local, mas também menos ruído por serem movidos a eletricidade. Os caminhões também tornam as condições de trabalho mais seguras para a força de trabalho humana, já que alguns deles são autônomos (autônomos).
A Komatsu usa caminhões de mineração elétricos para operações de construção e mineração. A empresa tem uma gama muito ampla de caminhões com capacidade de 30 a 400 toneladas para ajudar seus clientes a atingir suas metas de produtividade, impulsionando inovações em suspensão, transmissão e operação autônoma.
5: Transportadores
Os sistemas de transporte motorizados e as correias transportadoras elétricas funcionam de maneira semelhante aos transportadores mais tradicionais usados na mineração. Os transportadores são movidos a eletricidade em vez de gravidade e são especializados em mover cargas grandes e pesadas, bem como cargas e peças menores. Eles geralmente trabalham para aumentar a eficiência em um local de mineração.
Em particular, a Torex , uma mineradora de ouro canadense que opera no estado de Guerrero, no México, utiliza uma gama de equipamentos elétricos. Seu ropecon, um sistema de correia transportadora totalmente elétrico baseado em corda, é usado para transportar minério em seu local de mineração.
4: Trituradores
Os trituradores elétricos não são apenas mais ecológicos e eficientes em termos de energia, mas também desperdiçam menos energia durante o processo, o que pode resultar em economia de custos extras. Além disso, a poluição sonora pode ser reduzida, pois geralmente são mais silenciosas do que os britadores movidos a diesel, ajudando a criar um ambiente de trabalho melhor para o bem-estar da equipe.
Em 2022, a fabricante de equipamentos de mineração Metso Outotec anunciou que planejava desenvolver uma variedade de britadores montados sobre esteiras. A empresa vem desenvolvendo estes como parte da linha Lokotrack com um investimento total de US$ 21,7 milhões.
3: Exercícios
Com o aumento do uso da automação na indústria de mineração, as furadeiras elétricas podem ser facilmente integradas devido à capacidade de operá-las remotamente. Isso aumenta a segurança durante a mineração, pois reduz a necessidade de um operador humano em áreas mais perigosas da mina.
Em abril de 2023, a Skanska iniciou o teste de uma plataforma de perfuração elétrica ‘primeira do mundo’ . O equipamento plug-in foi testado com a BAUER Maschinen GmbH , o fabricante do motor. O motor elétrico da plataforma, eBG33, substituiu o motor a diesel original e é alimentado por sua própria subestação elétrica, eliminando a necessidade de contar com um gerador movido a combustível como reserva.
2: Pás
As pás elétricas mantêm uma potência de escavação constante e têm uma vida útil de aproximadamente 120.000 horas . Isso significa que ele pode trabalhar por muitos anos, tornando-o adequado para minas com vida útil de cerca de 20 anos.
O Grupo Liebherr oferece escavadeiras elétricas para mineração, incluindo os modelos R 9800 e R 9200 e são usadas em operações de mineração a céu aberto. Com mais de 30 anos de experiência em máquinas elétricas, a empresa se orgulha de ser capaz de reduzir a pegada ambiental das operações de mineração, bem como de boa escalabilidade.
1: Carregadores
As carregadeiras que são elétricas ou acionadas por bateria têm vários benefícios, especialmente quando se trata de mineração subterrânea. Isso inclui a capacidade de ter um ar mais limpo, menos ruído e menos calor. Além disso, os custos operacionais geralmente são menores e o operador da carregadeira pode trabalhar em um ambiente menos barulhento e mais confortável, melhorando assim sua saúde e segurança a longo prazo.
A Caterpillar é uma empresa que possui uma linha de carregadeiras elétricas subterrâneas , com recursos de carregamento para que não haja necessidade de manusear baterias. Ele é capaz de carregar rapidamente e possui recursos de escavação automática, o que o torna muito poderoso.
Foto de Capa: A McKinsey sugeriu que, na transição para uma economia líquida zero, o setor de mineração provavelmente precisará reduzir “pelo menos 85%” de suas emissões até 2050 | Crédito: Divulgação
FONTE: Mining Digital