Empresa mundial com unidade em Juiz de Fora, ArcelorMittal se destaca também por seus projetos ambientais
Uma cidade que abriga uma empresa mundialmente reconhecida por suas ações ganha, todos os dias, mais desenvolvimento, tecnologia e inovação. Quando uma empresa cresce, a população da cidade cresce junto. Melhor ainda é quando ela tem preocupações reais com sustentabilidade e leva o nome de Juiz de Fora a todo o mundo, funcionando como vitrine do que é construído por aqui e, com isso, atrai milhares de pessoas. Esse é o caso da ArcelorMittal Juiz de Fora, empresa com 37 anos, líder mundial na produção de aço e uma das maiores em mineração, responsável por gerar mais de mil empregos na cidade, impulsionar o desenvolvimento de fornecedores locais e, ainda, ser destaque em projetos de responsabilidade social.
Em março deste ano, a ArcelorMittal Juiz de Fora recebeu o Prêmio Natureza Gerais, como reconhecimento do Conselho Estadual de Políticas Ambientais de Minas Gerais (Copam) pela implementação do Plano Diretor de Águas. Através desse projeto, com equipamentos e metodologias de vanguarda, a empresa reutiliza mais de 98% de toda a água utilizada em seu processo produtivo.
Além disso, Eduardo Diniz, diretor da unidade da ArcelorMittal de Juiz de Fora, ressalta que metade da matéria-prima utilizada é de sucata de aço reciclado. Aproveitando a sucata de aço, que é um material que pode ser reciclado infinitas vezes, a empresa, através do processo, cria aço novo e, por isso, é uma das maiores recicladoras do Estado de Minas Gerais. Ainda como parte de suas ações na direção de uma produção ambientalmente responsável, a empresa planta sua própria floresta que fornece carvão vegetal para a produção de gusa.
O investimento em pesquisa afeta diretamente Juiz de Fora. “É natural que, à medida que a gente vai avançando em tecnologia, as empresas satélites da nossa região, que são nossas fornecedoras, avancem também, para nos acompanhar. Acaba que nós, também, fomentamos a inovação, não só dentro da empresa, mas na cidade e região”, observa Eduardo. Além disso, o desenvolvimento econômico é notório: a empresa é responsável pela geração de mais de mil empregos diretos e indiretos na cidade e por, constantemente, atrair investidores e visitas, colaborando, também, com o turismo de negócios – uma das vocações de Juiz de Fora.
O próprio nome da cidade passa a ser reconhecido mundialmente através da ArcelorMittal, que registra Juiz de Fora no sobrenome e carrega seu legado.
Apesar de ser uma indústria de base, a ArcelorMittal consegue se mostrar preocupada com as causas que fazem com que, realmente, a cidade e o mundo sejam melhores. O aço, tecido da vida, presente em tudo, da ponte ao arame, é essencial! Para Juiz de Fora, em seus 171 anos, Eduardo Diniz e toda a equipe da ArcelorMittal deseja que a nossa cidade continue em constante desenvolvimento e que cada vez possa mais proporcionar bem estar para aqueles que vivem aqui.
“Esperamos efetivar novos investimentos que sonhamos, para melhorar ainda mais nossa competitividade no mercado e construir, junto com a cidade, um futuro melhor”
Eduardo Diniz
Diretor da unidade ArcelorMittal Juiz de Fora
Fonte: Tribuna de Minas