Parceria entre a Anglo American e o Porto Açu promete reutilizar água da operação do mineroduto Minas-Rio. Objetivo é maior sustentabilidade
A Anglo American e o Porto Açu anunciaram uma parceria para estudar, em unidades industriais, o reúso da água que é utilizada na operação do maior mineroduto do mundo. Com 529 km de extensão, a estrutura transporta minério de ferro de Conceição do Mato Dentro (MG) ao empreendimento portuário, em São João da Barra, no Norte Fluminense.
O minério sai da planta da Anglo American atravessando 29 municípios até o Porto do Açu, onde passa por um processo de separação entre água e minério e depois é armazenado para exportação. O objetivo da parceria é reutilizar o efluente e não deixar que este seja descartado no mar. Tiago Alves, gerente de meio ambiente da Anglo American, explica o que espera com essa união. “Esta é mais uma parceria que vai ao encontro do nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas. Ela está alinhada com as metas e os objetivos do nosso Plano de Mineração Sustentável. A ideia é elevar o reúso ao máximo possível em nossas operações”.
José Firmo, CEO do Porto do Açu, afirma que as empresas do Porto necessitam de um grande volume de água e que a demanda por água de reuso é relevante para as atividades. “A iniciativa estimula as práticas de economia circular da água, em linha com as estratégias de sustentabilidade do Grupo Prumo. O efluente também poderá ser reutilizado por empresas que implantarão novos projetos industriais e renováveis no porto, como usinas termelétricas, planta de fertilizantes, produção de pellets, petroquímicas, hidrogênio verde e aço verde”.
Anglo American e Porto Açu buscam mais sustentabilidade
No âmbito do seu Plano de Mineração Sustentável, a Anglo American busca uma gestão energética inovadora no Brasil, e, nesse sentido, tornou-se autoprodutora de energia renovável, em parceria com a Casa dos Ventos. Hoje, a matriz de energia elétrica da companhia no Brasil é 100% renovável. A parceria é responsável por uma redução de 30% nas emissões de carbono relacionadas ao consumo de energia elétrica pela companhia no país.
A Anglo American também atua na recuperação e conservação de nascentes e conta com mais de 22 mil hectares em áreas protegidas, investindo no desenvolvimento regional sustentável das comunidades anfitriãs de seus empreendimentos. O objetivo é contribuir para a biodiversidade local.