No dia 14 de maio, a Alcoa completou 55 anos de atividades no Brasil e em Poços de Caldas. A história da Companhia começou a ser escrita em 1960, quando Don Williams, um geólogo americano, mas de coração e alma brasileiros, foi contratado para prospectar bauxita nas terras da CGM (Companhia Geral de Minas), adquirida dois anos depois. Em 14 de maio de 1965, foi assinada a ata de constituição da Companhia Mineira de Alumínio (Alcominas), o primeiro nome da Alcoa no Brasil e, em seguida, iniciada a construção da fábrica, inaugurada oficialmente no dia 17 de outubro de 1970.
Nestes 55 anos, a Alcoa cresceu e se expandiu no país. Líder no setor em bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa Brasil atua em toda a cadeia produtiva do metal, com um portfólio posicionado, oferecendo soluções inovadoras a diversos mercados. Ela está presente com unidades produtivas em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária na MRN (Mineração Rio do Norte) e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho (RS), Barra Grande (BA), Serra do Facão (GO) e Estreito (MA).
Foram mais de cinco décadas de desafios e conquistas, sempre operando com excelência, agindo com integridade e cuidando das pessoas, sejam colaboradores diretos ou indiretos, bem como as comunidades onde atua.
“Aqui era uma das três fábricas de alumínio no mundo que minerava a bauxita, produzia a alumina e o metal numa única localidade”, lembra Don Williams. “Isso teve um significado bem grande: num só local se fazia tudo, dando oportunidade para que os colaboradores, operacionais ou de serviços, pudessem aprender tudo que fosse necessário para fazer alumínio, e representou um ganho tremendo para os Alcoanos de Poços e para a Alcoa, pois a Unidade tornou-se berço e incubadora de profissionais que se espalharam pelos quatro cantos do mundo”, disse.
Don lembra também da importância da Alcoa para Poços de Caldas. “A cidade tornou-se um polo comercial e industrial, mantendo seus atributos turísticos. Atrás da Alcoa vieram muitas indústrias, de todos os tamanhos e tipos de produtos. A cidade ganhou muito com isso, em diversidade comercial, industrial e tecnológica…e agora mais recente…com o polo universitário. Tem sido gostoso assistir a tudo isso e ter sido parte dessa história. Parabéns a Poços e aos Alcoanos de ontem e de hoje pelos 55 anos da Unidade”.
Fonte: Comunicação Alcoa