Temos hoje 19 milhões de empregos dentro do Agronegócio Brasileiro . Equivale 8,9 da população total do Brasil.
O setor representa 20% na geração de novas oportunidades de emprego. O agronegócio é o esteio da economia e opera com alta tecnologia A geração de emprego teve o melhor resultado em 10 anos, (2021/02/03) apesar da pandemia. em 2020 foram criados 62,6 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, entre janeiro e junho. A safra brasileira de grãos 2020/21 foi estimada em um volume recorde de 278,7 milhões de toneladas, alta de 8% em relação à temporada anterior, impulsionada pela produção de soja e milho, afirmou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
MINERAÇÃO E O AGRONEGÓCIO – BRASIL É O MAIOR PRODUTOR E SOJA DO MUNDO -O Brasil é maior produtor e exportador de café do mundo. A Austrália e o Brasil, os dois maiores fornecedores. O Brasil continuará sendo o principal “player” do mercado de fertilizantes na América Latina. Transporte de grãos por ferrovia cresce 128% do Oeste para Paranaguá
No Brasil o agronegócio opera com alta tecnologia e geração de emprego que teve o melhor resultado em 10 anos, (2021/02/03)
Uma pesquisa realizada pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostrou que o agronegócio gera cerca de 19 milhões de empregos no Brasil, desse total, aproximadamente 9,09 milhões ou quase a metade, está no segmento primário denominado ”dentro da porteira”.
Hoje o Brasil é um importante produtor e exportador global de produtos agrícolas.
É o maior produtor mundial de suco de laranja, café e açúcar, e também o primeiro maior produtor de soja. Os fertilizantes são compostos minerais ou orgânicos utilizados para suprir deficiências de substâncias vitais para a sobrevivência das plantas, aplicados na agricultura para repor compostos extraídos na colheita e aumentar a produtividade.
No Agronegócio os indicadores de geração de empregos são mais um atestado do bom momento vivido pelo agronegócio brasileiro.
Reiterando em 2020, mesmo em meio à pandemia de covid-19: foram criados 62,6 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, entre janeiro e junho, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Dessa forma, o agronegócio foi o único setor da economia brasileira a ter um resultado positivo nesse sentido, de acordo com a entidade.
A indústria de fertilizantes está basicamente voltada para a produção e comercialização de suplementos aos minerais naturais do solo, essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Esses produtos auxiliam no crescimento das plantas, junto com a luz solar, o dióxido de carbono e a água. A produção de fertilizantes está diretamente ligada à produção agrícola e à disponibilidade de matéria-prima básica produzida a preços economicamente viáveis.
Nutrientes essenciais :Os nutrientes essenciais são aqueles indispensáveis para que determinada planta complete seu ciclo de vida, afetando diretamente sua produtividade. Os nutrientes naturais mais importantes necessários para o desenvolvimento das plantas são: (i) macronutrientes primários: N (nitrogênio), P (fósforo) e K (potássio), que, quando misturados, são também conhecidos como fórmulas NPK; (ii) macronutrientes secundários: Cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e Enxofre (S); e (iii) micronutrientes: Boro (B), Cloro (Cl), Cobre (Cu), Ferro (Fe), Manganês (Mn), Molibdênio (Mo), Zinco (Zn), Cobalto (Co), Silício (Si) e outros elementos que podem ser definidos pela pesquisa científica, expressos em suas formas elementares.
O setor de fertilizantes é um dos que mais crescem no mundo
No Brasil, tem ultrapassado de forma consistente o crescimento em outros países nos últimos anos, segundo a International Fertilizer Industry Association (IFA). Os principais fatores que impulsionam a demanda por fertilizantes são:
- Crescimento populacional e disponibilidade limitada de terras aráveis, – Crescimento do PIB per capita nos países em desenvolvimento, Terras potencialmente exploráveis, Economia Agrícola e saúde econômica dos agricultores é um fator determinante no uso de fertilizantes, pois os agricultores têm fortes incentivos econômicos para usar fertilizantes. Energia renovável: Energia renovável é um dos temas em discussão no setor do agronegócio, dado seu grande valor estratégico para todo o mundo. Ao mesmo tempo em que todos os países trabalham para aumentar a oferta de energia e ao mesmo tempo reduzir custos, também há preocupações com a sustentabilidade e o meio ambiente.
- Um excelente exemplo de fonte alternativa de combustível líquido no Brasil é o etanol (uma das formas de aproveitamento da cana-de-açúcar, conforme explicado acima). Atualmente, o Brasil produz o etanol mais barato do mundo e é reconhecido pela tecnologia desenvolvida ao longo dos anos, graças à indústria nacional. O Brasil está entre os 4 maior consumidor mundial de nutrientes para formulações de fertilizantes..
- O consumo de fertilizantes no Brasil está concentrado em quatro grandes culturas: soja, milho, cana-de-açúcar e café. O aumento do consumo de fertilizantes é um fator fundamental para o aumento da produtividade agrícola. As áreas plantadas e as taxas de aplicação de fertilizantes no Brasil vêm se expandindo em função dos preços dos grãos sólidos, melhorias no transporte e condições adequadas de crescimento (clima e solo).