Um acordo entre a Vale e o estado de Minas Gerais vai destinar mais de R$ 5 milhões para o combate do novo coronavírus, como informou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nesta quinta-feira (19).
Segundo a mineradora, R$5,24 milhões anteriormente repassados ao estado para elaboração de um estudo sobre os riscos do rejeito à saúde humana serão destinados ao Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. A unidade é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas.
A Vale informou que o dinheiro será usado para a construção de uma nova ala de 12 quartos, com um leito, um banheiro e uma antecâmara cada. Também serão construídas uma sala de controle de acesso aos quartos de isolamento, um posto de enfermagem e serviços de prescrição médica.
O acordo homologado pela Justiça foi apresentado pela Advocacia-Geral do Estado (AGE) e pela Vale ao juiz Elton Pupo Nogueira, da 2ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (18).
Ainda de acordo com o TJMG, o valor destinado ao tratamento de vítimas da Covid-19 será considerado como compensação ou reparação no “julgamento final do processo que apura a extensão dos danos causados pela empresa com o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho”.
A barragem da Vale se rompeu em Brumadinho no dia 25 de janeiro de 2019. De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais, 259 mortos foram identificados. Nesta quinta-feira (19), 11 pessoas ainda estavam desaparecidas.
Fonte: G1.