terça-feira, 5 de novembro de 2024
Mais
    InícioArtigosEmpresarialA Visão sobre Alianças Estratégicas, por Dr. Eliezer Batista, citando a Mineração

    A Visão sobre Alianças Estratégicas, por Dr. Eliezer Batista, citando a Mineração

    Publicado em

    Mineração Sustentável, Nanotecnologia, Biodiversidade, Capital Humano, Japão e o futuro.

    Rowan Pedro de Araújo*

     

    Recentemente vi um artigo mostrando que a Nanotecnologia recupera 100% de ouro e prata nas minas. Isto é um exemplo fantástico para a ciência da mineração. Vi neste site de novas tecnologias: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nanotecnologia-ouro-prata-minas&id=010170110921#.XCKdflVKh6o

    Com isso me veio as lembranças do Dr.Eliezer, que faleceu em 18/06/2018, e que tantas vezes conversamos. Ele ligava diariamente para as suas irmãs já falecidas, Martha e Stela, em Nova Era – MG, sua terra natal, e o pedido, sempre que eu estivesse por lá; era para o meu comparecimento, e ali manter contato com o mestre, sempre atencioso comigo e me incentivado a ler, estudar e criar projetos, principalmente como voluntário de educação ambiental como faço hoje. Sempre anotei as suas conversas, e quando pessoalmente, em seu sítio, era comum dizer: ” Rowan, estes seus papiros estão em que página?” (Dr. Eliezer Batista) ele como o seu irmão médico, José Dr.Batista, sempre iniciava as conversas com a brincadeira de bom humor. Adorava os “causos de ferrovias” da mesma forma do Dr.Wilson Brumer, também ex-presidente da VALE.

    Impressionava a todos a sua memória prodigiosa, após os 90 anos. Narrava com facilidade os fatos da sua infância, as viagens à cavalo, que fazia com pai e os primeiros dias de engenheiro na Estrada de Ferro Vitória Minas da VALE. Nunca deixou de estudar aquilo que que o atraia para leitura diária. Foi um estudioso nato.

    “A mineração, biodiversidade e outras atividades modernas associadas à nanotecnologia vão crescer juntas . O futuro vai estar nisso, nós temos grandes cientistas. É fundamental que façamos investimentos em   pesquisas, ciência, inovação e tecnologias dirigidas para fortalecer a ciência da sustentabilidade dos negócios. Acredito no potencial de nossos engenheiros, administradores, economistas e todo tipo de profissionais da mineração, ferrovia e agronegócio. Muitos precisam de oportunidade para mostrarem o talento. Na VALE formamos grandes equipes, sem equipe, não chegaríamos onde chegamos” (Dr.Eliezer Batista)

    Tudo que temos, provém da mineração, que são os minerais transformados. A água é mineral, o petróleo também. A mineração está na saúde, computador, agronegócio, carros, aviões, automóveis, informática, celular em tudo há mineração. Veja que vão falar muito, e buscar grandes soluções, vantagens e apoiar na nanotecnologia no século XXI. A mineração é fonte de conhecimento, ciência, tecnologia, pesquisa, solução e inovação” (Dr.Eliezer Batista). 

    “Caminhamos para descoberta de meios científicos sustentáveis para aproveitamento do rejeito da mineração, uma coisa que precisa ser trabalhada. Nós passamos pela revolução agrícola, industrial, informática e estamos na ambiental. Acho que as mineradoras unidas em prol da sustentabilidade e otimização, vão buscar em breve um intercâmbio cientifico entre escolas corporativas, particulares, federais, grupos de estudos científicos e seus empregados locais. para estudarem isto de forma integrada.” (Dr.Eliezer Batista)

    Não há outra saída para a indústria da mineração, que não seja integração nas boas práticas que possam ser trabalhadas de forma comum entre as mineradoras. Capacitando-as para enfrentar o que está por vir. Desta forma se fortalecem mutuamente com vantagens múltiplas. Por exemplo: a pulverização dos custos de informações sistematizadas, armazenadas e organizadas por um robusto banco de dados de pesquisas unificadas. Habilitando a produção de novos conhecimentos, entre as mineradoras com viés tecnológico comum. Os custos com determinados tipos de serviços de consultorias podem ser reduzidos entre elas, podendo anexar ainda, a indústria de transformação como parceiras. Os custos divididos viabilizam esta iniciativa. Vira e mexe têm acadêmicos, professores e empresários me mostrando temas de pesquisas e novas ideias. Isto é extraordinário!”.(Dr.Eliezer Batista) 

    ” Alianças estratégicas, podem facilitar o caminho das mineradoras, ferrovias, portos, siderurgias e outros segmentos, é uma questão de tempo. Nós estamos chegando em um ecossistema empresarial competitivo, que traz ao mesmo tempo, uma ampla necessidade de integração de forças, para defender os interesses e o desenvolvimento comum, com mais diálogo, percepção, integração e uso das informações intercambiadas como instrumento mútuo.” (Eliezer Batista) Depois de 9 anos, o que ele profetizava acontecia com o exemplo:  Renault–Nissan–Mitsubishi Alliance foi criada em países de primeiro mundo. 

    Você participou do ambiente e filosofia de implantação, pré operação e operação de Carajás, e viu de perto, que unidos nós vencemos aquela peleja, do armador de ferragens das obras, ao mais graduado diretor. Não faltou trabalho coletivo e união das equipes. O trabalho coletivo, gera um sentido físico de realização, com energia, motivação e orgulho. Isto se transforma em valores e move qualquer projeto. Vivenciei isto, desde o final dos anos 40, quando entrei na VALE e aprendi ser coletivo em minhas decisões. Sempre consegui resultados, e devo isto à esta forma de trabalhar” (Dr.Eliezer Batista)

    O CRESCIMENTO DA VALE E OS DESAFIOS LOGÍSTICOS

    “De imediato, plantar árvores é uma medida saudável, para minimizar os efeitos climáticos, é uma coisa que ando fazendo em meu sítio. As energias renováveis, energia solar, fotovoltaica e outras, são alternativas de grande importância e valor. Os investimentos nesse negócio podem dar muito retorno. Mas isto não vai ter uma amplitude imediata. A Educação Ambiental, projetos de recuperação de áreas degradadas, reforço da mata ciliar e as cristas dos morros, para conter a erosão e o assoreamento dos rios e nascentes, são medidas simples, de baixo custo, mas de grande avanço e resultados. Os projetos recebem apoio popular, mobilização e participação das comunidades unidas. São iniciativas a incentivarmos pelo Brasil afora. Sebastião Salgado faz um trabalho de recuperação de nascentes em Aimorés-MG, que tiro o chapéu. É um centro de conhecimento científico de recuperação das águas, nascentes que andaram sumidas pela agressão ambiental, voltaram. O que me preocupa é que sem as árvores, não há florestas, e sem florestas não há água” (Dr.Eliezer Batista)

    “O desenvolvimento só pode ser sustentável, e o negócio da mineração está justamente na capacidade de operar com esta filosofia. Investindo em pesquisas, capital humano e eficiência energética, ação esta que reduz custo e aumenta os ganhos. A competitividade estará cada vez mais acirrada. O pensamento sistêmico e holístico, educação, treinamento e ações criativas, são indispensáveis para fazer a diferença, decidir e criar estratégias desenvolvimentistas e modernas para chegarmos no futuro com menos dificuldades nos negócios.” (Dr.Eliezer Batista)  

    “As mineradores precisam das comunidades e as comunidades precisam das mineradoras, para melhorarem a economia local, gerarem emprego e renda. Isto atrela a melhoria da educação e saúde de muitas crianças do Brasil, que fazem parte deste ecossistema e engrenagem sócio econômica. Os pais das crianças, muitos deles, depende do emprego da mineração e sustentabilidades diversas: ambiental, financeira, econômica, competitiva, tecnológica e regional, para melhorarem o nível sócio econômico. O que o empregado aprende de positivo na empresa, ele transmite para vizinhança, e grupos sociais que formam a população local. Melhoram o perfil cultural de um lado e aumenta a capital comunitário das mineradoras do outro. Portanto, os líderes são para criar projetos novos e diferentes, com entendimento bilateral, harmonia e comunicação. Encorajando as pessoas, melhorando a auto estima local, na realização de algo importante. Criando a cooperação entre as partes. Formando um clima amistoso, e de forma que todos cresçam juntos, em uma só atmosfera de valores, mudanças vindouras e desenvolvimento múltiplo. A comunicação é a força vital destes objetivos, é o elemento unificador” (Dr.Eliezer Batista)

    “Akio Morita, foi meu amigo particular, e me disse isto. Morita foi para mim uma das pessoas mais extraordinárias e iluminadas que o mundo já viu, pela sua humildade incomum, humor, criatividade, hospitalidade e ao mesmo tempo, ter uma paixão de pai, pelas crianças de seu país. Ele tinha um brilho nas palavras, que se misturavam em otimismo liderança e confiança. Era um homem simples, diferente com muitas qualidades. A humildade dele cativava as pessoas para o resto da vida. Tinha vasta cultura, era um ser humano extraordinário. Como dono, co-fundador da Sony, e seu principal executivo, foi um empresário exemplar. Era um físico auto ditada, formado na marinha de guerra japonesa como excelente aluno. Era inventor, especialista em recursos humanos, marketing e miniaturização de aparelhos eletrônicos . Ainda nos anos 50, defendia a produção de eletrônicos menores (miniaturizados) por consumir menos matéria prima e gerar menos lixo. Uma mentalidade sustentável que muitos ainda não entendem em pleno século XXI , e que ele foi “professor disso” há mais de 60 anos atrás ” (Dr.Eliezer Batista)

    “O livro Made in Japan, de Morita, deveria ser lido por mais empresários do Brasil. Quando foi lançado no final dos anos 80. Recomendei muitos amigos da VALE, subsidiárias, joint ventures, coligadas, associadas e controladas das áreas de geologia, minério de ferro, ferrovia, energia, alumínio, pelotização, navegação, celulose, florestas, alumínio, porto e siderurgia a ler. Você pelo que me disse, já leu mais de uma vez, o exemplar que te mandei, e deve ter formado esta mesma opinião do “Mr. Sony”. Ele nos deixou um legado gigantesco, útil e formidável. Os novos empresários líderes mundiais em TIC, como Bill Gates e Jobs, sempre admiraram Morita abertamente como o empreendedor “(Dr.Eliezer Batista)

    ” O homem não vive sem os produtos da mineração. Os minerais transformados estão na saúde, Internet, computador, agronegócio, carros, aviões, automóveis, informática, celular. A mineração está presente na vida das pessoas. Vão falar muito daqui para frente e buscarem cada vez mais a nanotecnologia no século XXI. A mineração é também fonte de desenvolvimento, conhecimento, ciência, tecnologia, pesquisa, solução e inovação” (Dr.Eliezer Batista) . 

    O Dr.Mendo, engenheiro do Conselho de Mineração e Siderurgia (Acminas) , onde também faz parte o Dr.Wilson Brumer, ex-presidente da VALE e outras grandes empresas, se notabilizam pela competência e humildade. Fazem um grande trabalho em prol da mineração. Dr.Mendo diz: “foi da mineração subterrânea que surgiu o aprimoramento  elevador. O elevador é uma das maiores invenções da história mundial. Por que? Ele deu uma grande contribuição para humanidade na economia de utilização do espaço horizontal da superfície. Os elevadores são as almas funcionais dos prédios e edifícios do mundo inteiro para acomodar a população do planeta, civil e de serviços de mais de 7,6 bilhões de pessoas. Isto é fantástico, para a vida do homem nas cidades e a valorização da geografia humana. Se não fosse os prédios a ocupação da superfície seria muitas vezes maior e com muito mais problemas. Os elevadores são minerais transformados (metais) os prédios, edifícios são construídos com ferragem, brita e areia (mineração) o vidro veio da areia .” (Dr.Mendo) 

    “A nanotecnologia vai revolucionar os negócios na saúde, alimentação, mineração, etc.” (Eliezer Batista)

    ” Empresários têm me procurado para opinar sobre as oportunidades de investimentos. Observo os problemas macros da nossa infraestrutura e logística, um campo amplo que dependendo do governo, pode abrir frentes de negócio, projetos e obras gigantes, através da construção civil e gerar empregos, para corrigir este grave problema que só tem solução com investimento na infraestrutura. O Brasil está estrangulado e ficando inviável logisticamente. Isto precisa mudar. O Custo Brasilestá quebrando empresas no país inteiro. Precisamos de investimento em rodovias, ferrovias, portos, hidrovias e aeroportos. O sistema logístico está obsoleto e atrapalha a competitividade. O mercado da saúde para atender a população idosa, vai crescer exponencialmente sem o Brasil estar preparado. No Japão o consumo de fraldas descartáveis não está mais na população dos bebês, está na população idosa. O mercado de perfil do idoso está chegando no Brasil, e poucos percebem. Isto precisa ser visto pelos empreendedores, e são oportunidades de um mercado novo, que poucos têm experiência para atender . Não estamos especializados e nem preparados para este novo e grande mercado que o Brasil terá. Um amigo disse que o pessoal do IBGE afirma que até 2042 a população idosa do Brasil vai dobrar. E como estamos? Como anda o dinheiro da previdência para pagar as aposentadorias com todo este impacto? O governo trabalha com negociação complicada da reforma previdenciária. E os hospitais para tratar da saúde destas pessoas? Hoje a saúde está quebrada. O lazer delas? Pouco se fala. A arquitetura urbana e doméstica? Será que estão pensando em adaptações dos banheiros, acesso ao transporte, inclusão, etc? Muito pouco. E o mercado de trabalho? Cada um fala uma coisa. Reitero a necessidade de coisas essenciais para que facilite a vida quotidiana das pessoas idosas. A população idosa ajudou construir o Brasil e merece todo tipo de atenção e respeito das autoridades e população em geral. A educação sempre foi um problema emblemático, e deve ser reinventada . Vamos precisar de uma verdadeira revolução do ensino. “. (Dr.Eliezer Batista) 

    “A automação, robótica, sistemas inteligentes, inteligência artificial, sensoriamento remoto e nanotecnologia, que é uma coisa fantástica. Vão dominar quase tudo.Se quisermos um Brasil moderno, inovador, competitivo e empreendedor com crescimento. Precisamos nos atentar para isto, anexando pessoas qualificadas para enfrentarmos as próximas décadas. Investimento na educação, ciência, inovação, pesquisas e tecnologia é uma prioridade absoluta de qualquer país que pensa no futuro” (Dr.Eliezer Batista)

     O Feedback de um trabalho que o enviei para comentários:

    “A nossa produtividade na indústria de transformação é 1/4 do americano e com crescimento próximo do que estava em 1947. Em 2016 pouca coisa mudou.” (Dr.Eliezer Batista)

    * Membro do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas.

    São Paulo
    nuvens quebradas
    19.9 ° C
    20.3 °
    19.5 °
    93 %
    1kmh
    75 %
    ter
    24 °
    qua
    27 °
    qui
    27 °
    sex
    22 °
    sáb
    19 °

    Notícias recentes

    Gladiator Metals (TSXV:GLAD) Reports Significant Copper Mineralization at Whitehorse Copper Project as Drilling Progresses

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Gladiator Metals (TSXV:GLAD) has announced progress in its...

    Great Atlantic Resources (TSXV:GR) Intersects Visible Gold in Latest Drilling at Golden Promise Property, Newfoundland

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Great Atlantic Resources (TSXV:GR), through its wholly-owned subsidiary...

    Patriot Battery Metals (TSX:PMET) Advances Feasibility Study with Extensive Drilling and Data Collection at Shaakichiuwaanaan Lithium Project in Quebec

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Patriot Battery Metals (TSX:PMET) has issued an update...

    leia mais

    Gladiator Metals (TSXV:GLAD) Reports Significant Copper Mineralization at Whitehorse Copper Project as Drilling Progresses

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Gladiator Metals (TSXV:GLAD) has announced progress in its...

    Great Atlantic Resources (TSXV:GR) Intersects Visible Gold in Latest Drilling at Golden Promise Property, Newfoundland

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Great Atlantic Resources (TSXV:GR), through its wholly-owned subsidiary...

    Patriot Battery Metals (TSX:PMET) Advances Feasibility Study with Extensive Drilling and Data Collection at Shaakichiuwaanaan Lithium Project in Quebec

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Patriot Battery Metals (TSX:PMET) has issued an update...