Na área de mineração temos que entrar nos minerais mais nobres, como terras raras e metais especiais. As indústrias modernas, de tecnologia de ponta, estão crescendo cada vez mais. É uma mineração de maior valor e menor volume. É importante que o Brasil trabalhe nisso, temos matéria-prima, mas precisa investir mais em pesquisa. Quando eu morava na Europa, fiz contato com o departamento de geologia de Hannover, na Alemanha. Tivemos ajuda para fazer levantamento de geofísica e de geologia em Minas e no Espírito Santo. Isso é fundamental na mineração pois aumenta as chances e diminui o risco do investidor. Os estudos básicos de geofísica, determinando a conformação do território, são fundamentais hoje para barragens subterrâneas. Temos que estimular mais a cooperação com países como a Alemanha, que é um celeiro mundial de geólogos. O conhecimento científico e tecnológico é importante para reavivar e atualizar a mineração no Brasil. Temos que caminhar na direção de dar valor à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação.
Tudo que temos, provém da mineração, que são os minerais transformados. A água é mineral, o petróleo também. A mineração está na saúde, computador, agronegócio, carros, aviões, automóveis, informática, celular em tudo há mineração. Veja que vão falar muito, e buscar grandes soluções, vantagens e apoiar na nanotecnologia no século XXI. A mineração é fonte de conhecimento, ciência, tecnologia, pesquisa, solução e inovação. O desenvolvimento só pode ser sustentável ” (Dr.Eliezer Batista).
Pesquisas feitas na Praça Sete em BH. Mostram que nem todos mineiros conhecem a mineração. Embora chamemos Minas Gerais, muitos não sabem que a água, o petróleo, de onde se extrai a gasolina. Brita, areia, manganês, nióbio são minerais. Enxergamos em Minas praticamente só pelo minério de ferro e a VALE. Os carros, celulares, aviões, televisão, fertilizantes, remédios, edifícios, e tudo que usamos vêm da mineração em forma de minerais transformados e isso, não é só minério de ferro. A nossa missão é levar as pessoas para a mineração e trazer a mineração para as pessoas, em forma de conhecimento. Tratando esse tema como projeto de treinamento, educação e comunicação. A falta de conhecimento não é atestado de incompetência. As causas estão na limitação financeira, falta de oportunidade de aprender, etc. A educação ambiental no eixo das mineradoras para crianças e adultos passa a ser um instrumento estratégico de multiplicar conhecimento. “O conhecimento e informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas.” (Peter Drucker).
A maioria das pessoas de Minas não sabe o tamanho da nossa economia. O PIB em 2018 foi acima de meio bilhão, caiu em 2019 pelos problemas de Mariana e Brumadinho. Temos do minério de ferro aos carros e helicópteros 100% de recursos produzidos no solo mineiro. Das 853 cidades de Minas, 480 tem atividade mineral. Juntas geram bilhões na cadeia de suprimento, impostos, etc. A massa salarial das mineradoras movimenta a economia e comércio local. Produz conhecimento, tecnologia, capital humano e operacional.
O desenvolvimento só pode ser sustentável essa é a crença da mineração moderna. A palavra desenvolvimento sustentável, é filha da mineração. Ganhou projeção e corpo global somente com a filosofia operacional do Projeto Carajás, onde estive por 18 anos. A CVRD priorizou o conceito pioneiro da mineração verde sustentável. Economizaram ainda US$ 1,4 bilhões e entregaram o projeto antes do prazo. Foi o único projeto estatal que sobrou dinheiro e entregue nessa condição.
A geologia está parada faz anos. Peru e Chile estão na nossa frente. Investiram mais nos últimos anos e tiveram novas descobertas de minerais e metais. A burocracia, CUSTO BRASIL, insegurança jurídica, barreiras políticas, afugenta investidores e atrapalham a competitividade. Com o atual governo há mais confiança. A siderurgia enfrenta a severa concorrência global. Assim como na mineração com alto custo para produzir. Os desafios das mineradoras são: custo de energia, carga tributária, tecnologia para gerir teores e solução de rejeitos. Investir em projetos de engenharia para deixar as barragens mais seguras. Desburocratizar os muitos licenciamentos parados. Aprimorar a comunicação e o relacionamento com as comunidades vizinhas De positivo; as mineradoras criaram a aliança Mining Hub – Hub da Mineração, um centro de produção de ciências das mineradoras juntas. Avançaram uma década. Parabéns! Trabalho excelente!