sábado, 21 de dezembro de 2024
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    A Feminização presente nos negócios, a tendência global. Os valores, as mudanças, capacidade e a trajetória da participação das mulheres nas empresas

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    As Mulheres vêm crescendo nas profissões pelo talento, habilidade e capacidade de agir nos detalhes

    rowanpedro@gmail.com – Rowan Pedro de Araújo – é membro do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia de Minas – ACminas – Membro do Conselho de Administração da Costa & Faber – Agronegócio – Diretor Geral e fundador da RA Participações e Empreendimentos

    O EXEMPLO –  MULHERES HEROÍNAS DA FORÇA TAREFA DE BRUMADINHO – SOCORRO AO ROMPIMENTO DE BARRAGEM, UM TRABALHO PROFISSIONAL ÁRDUO, QUE EXIGE PREPARO FÍSICO, ESFORÇO, RESISTÊNCIA AO ESTRESSE  E UMA DEDICAÇÃO FORA DO COMUM: 

    As Mulheres vêm crescendo nas profissões pelo talento, habilidade e capacidade de agir nos detalhes

    Estamos vivenciando o crescente processo de feminização global nas nossas empresas e em todas profissões praticamente. Pesquiso esta mudança desde 80. Acompanho isto perto de 40 anos e vejo uma clara evolução do nosso ambiente ou ecossistema empresarial composto de  pessoas, processo, tecnologia, estratégias e constante movimentação de projetos na busca da competitividade,  produtividade, eficiência, sustentabilidade e lucro.

    As empresas são construídas com base na confiança, que, por sua vez, é construída com base na comunicação e na compreensão mútua. (Peter Drucker)  – Diversidade é uma grande mudança que a população de profissionais começa a se adaptar, e são mudanças que vieram para ficar. As mulheres têm se  destacado em todo tipo e segmento de negócios..

    Dos  eleitores do Brasil. Mulheres são 52,5% . Nas faculdades elas são 57,1%. A força de trabalho já é de 41%. e ocupam 24% de cargos de gerência. Os estudiosos deste tema, consideram isto, uma grande mudança

    É muito importante comemorar e homenagear as mulheres, mas não apenas no dia delas , 8 de março, pois elas têm uma força e brilho especial todos os dias do ano. Cada mulher tem seu jeito único de ser e todos nós temos pelo menos uma mulher em nossa vida que é um verdadeiro exemplo.

    No início de minha carreira profissional bem nos anos 80 no Projeto Carajás da VALE, a área operacional e administrativa tinham um perfil completamente diferente do que vemos nesta década . Observei isso nas regiões , norte, sudeste, centro oeste e nordeste. Regiões em que trabalhei, onde as nossas gerências sempre avaliaram estes números. 

    Fica claro a crescente entrada das mulheres no mercado do trabalho na indústria da mineração desde os naos 80. onde historicamente estava entre às que menos emprega mulheres, devido à este tipo de indústria. Em 1980, a nossa equipe setorial não tinha uma mulher, mas isto começa a mudar em 1983. Elas saíram de 0% do efetivo em 1980 e chegaram em 2014 com 28%

    Acredito que na indústria de serviços e atividades mais urbanas estes percentuais da feminização ganharam mais forças e números mais robustos.. Uma pesquisa de março de 2015 aponta que 37% das casas brasileiras já são sustentadas por mulheres, que já soma 105 milhões no país, formam 51,4% da população nacional. Elas já somam 77.459.424 eleitores (femininos) contra 68.247.598 eleitores (masculino) nas faculdades já são 57,1%. A força de trabalho das mulheres está em 41%. Ocupam 24% de cargos de gerência.

    Para as mulheres a década de 90 foi marcada pelo fortalecimento de sua participação no mercado de trabalho. Esta feminização global, provocou e vem provocando uma série de projetos, mudanças e alterações no ambiente da indústria. Muitas delas, certamente não estão preparadas para este impacto.

    Tenho o exemplo dos banheiros femininos das empresas. Me lembro da construção, ampliação e remodelação para atender crescente admissão de mulheres no quadro operacional e administrativo. Existiam áreas operacionais que só haviam sanitários para homens. Ninguém imaginava um dia o trabalho das mulheres nestes ambientes tradicionalmente ocupados pela força masculina. Houve até um caso interessante em que tivemos de reduzir o espaço do banheiro masculino para atender a demanda feminina aproveitando a simetria estrutural da arquitetura do prédio industrial e fazendo o sanitário feminino avançar em 20% no espaço físico do sanitário masculino, o que retratava esta realidade galopante de equilíbrio de gênero. Isto nos anos 90 ainda. Esta feminização ganha força, se observarmos o perfil dos profissionais do judiciário e concursados para as funções públicas. Não tenho estes números ainda, mas é bem clara a Era da Feminização.

    As mulheres tornaram as áreas industriais e administrativas mais humanas. Os conflitos naturais entre setores foram abrandados. Elas trouxeram sim, este sentido de área humanizada, remodelada, criativa e de muita propriedade na vida das organizações industriais. Às vezes uma decoração feminina, através de um quadro na parede, uma modificação simples no layout, o reposicionamento do mobiliário do escritório, ou um mini jardim ao lado da área da produção é capaz de dar vida e um tom sensível e inspirador da tranquilidade. As mulheres tem se destacado nas empresas por esta iniciativa natural delas. A maioria delas se comunicam melhor, pois tem no sangue  e na essência humana a capacidade natural de gerar, comunicar e educar o filho, e parte disso é aplicado no trabalho. Isto é bem claro em gestores qualificados pela visão holística, que observa os seus liderados e são hábeis em gerenciar pessoas.

    O senso de perfeição das mulheres, percepção aguçada, detalhe em observar e organizar as tarefas vem contribuindo com destaque em suas funções de RH, pesquisas, assessoria, fiscalização da qualidade, controle, medições, aferição, relações com comunidade, comunicação, endomarketing, recebimento de visitantes e autoridades com notada eficiência, principalmente em setores que vendem a imagem positiva da indústria.

    Tive Analistas  recém formadas, cuidando da parte de atualização das planilhas de indicadores, e notei o cuidado responsável, apurado em tratar informações estatística do setor. Ficava claro, o receio de falhar.

    Várias vezes perguntava, se elas leram o livro de Crosby, aquele da Qualidade Total que fala em fazer certo as tarefas profissionais com atenção e uma  vez só. A teoria do zero defeito, a fim de descontraí-las, pois esta tarefa deixava a fisionomia delas tensa, mesmo com o alto grau de assertividade e perfeição.  Elas tinham medo de falhar, em razão do alto grau de responsabilidade. Este senso de responsabilidade e perfeição das tarefas, a qualidade de serem  meticulosas é uma qualidade espetacular!

    A resistência à mudança, comum em maioria absoluta das pessoas, esteve inicialmente neste contexto, ligada em não aceitar mulheres no ambiente operacional, e principalmente na posição de chefia, comando e liderança.Isso existiu, mas o tempo tem revertido este processo, porque as mulheres tem a sutileza de chamar a atenção dos subordinados. Sabem ouvir e tem o poder de convencimento. Isto melhorou o relacionamento de equipes. Comunicação é um ponto forte das mulheres que tem contribuído muito para as empresas de uma forma geral.

    Muitos Consultores, chegaram a dizer que as mulheres teriam maior vocação para o nível de gerência, onde se exige habilidade humana, mas tenho visto várias em outras funções que vão de operar caminhões de 200 toneladas à diretoria, mostrando que elas estão indo bem, e com determinação e bom desempenho. Eu particularmente acho que o perfil, modelo de trabalhar, gerenciar e estilo de liderança vão ter necessidade local detectada em função do grau de produtividade, indicadores fortes e metas cumpridas. Isto indiferente de direção,gerência,coordenação e supervisão, por tipo do gênero, pois ambos tem pontos positivos e negativos. A meritocracia é que prevalece.

    O que acredito firmemente, é que as mulheres já provaram que além de ótimas mães, elas podem também ser boas motoristas, mecânicas, administradoras, economistas, engenheiras, advogadas, juízas, professoras, arquitetas, CEO´s, etc. As pessoas já enxergam isto, porque o perfil das mulheres está bem diferente daquele do começo do século. Trabalhar fora de casa é uma conquista relativamente recente das mulheres.

    Pesquisas  mostram uma tendência globalizada de feminização crescente em todos segmentos e até nos esportes. Mesmo, aqueles considerados violentos, onde vem ocorrendo crescimento da participação das mulheres; e que curiosamente não pára de crescer. Os números mostram porém, um dado negativo. Vem havendo crescimento elevado de fumantes do gênero feminino. 

    As empresas são construídas com base na confiança, que, por sua vez, é construída com base na comunicação e na compreensão mútua. (Peter Drucker)

    A diversidade anda junta com o progresso humano, cientifico e social. As empresas o ambiente organizacional e corporativo tende a ser aberto cada vez mais para as mulheres e o tema gênero. A tendência das empresas é ser cada vez mais coletiva. Passamos por grandes mudanças.

    OS VALORES 

    • NO INÍCIO DOS ANOS 80, NÃO SÓ EU, MAS MUITOS DE MEUS COLEGAS DE TRABALHO, JÁ FAZÍAMOS ESTAS OBSERVAÇÕES COMO INDICADORES DE TENDÊNCIA DE MUDANÇAS
    • A DÉCADA DE 90, MOSTRA O INICIO MAIS ACELERADO DA PRESENÇA DAS MULHERES NA INDÚSTRIA, O CRESCIMENTO HUMANO E PROFISSIONAL, AS MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO SOCIAL DAS MULHERES 
    • GRANDE PARTE DAS EMPRESAS NÃO ESTAVAM PREPARADAS E CREIO QUE AINDA MUITAS NÃO ESTÃO EM 100% , SOB MUITOS ASPECTOS FÍSICOS-ESTRUTURAIS, COMPORTAMENTAIS E TÉCNICOS PARA A FEMINIZAÇÃO NO RITMO QUE VEMOS NO FINAL DO SÉCULO XX PARA O SÉCULO XXI
    • A PRESENÇA DAS MULHERES, FAZEM AS EMPRESAS FICAREM MAIS LIMPAS, ESCRITÓRIOS ORGANIZADOS E AMBIENTES MAIS HUMANIZADOS. COORDENEI OS TRABALHOS DE MULHERES LIDERANDO 5S´s. OS RESULTADOS FORAM EXCELENTES! ELAS TRAZEM O SENSO DE CUIDADOS COM A LIMPEZA DA CASA PARA ESTAÇÃO DE TRABALHO. ISTO É POSITIVO
    • AS MULHERES SÃO DETALHISTAS, ORGANIZADAS E TÊM RECEIO DE FALHAS. EM GESTÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES, ATUAM DE MANEIRA EFICIENTE
    • AS MULHERES TÊM MUITA HABILIDADE HUMANA, SÃO PACIENTES, CONCILIADORAS E HARMONIOSAS, O QUE É CAPAZ DE INTEGRAR EQUIPES DE FORMA POSITIVA 
    • EM TODOS CARGOS, FUNÇÕES E SETORES INDUSTRIAIS E SEGMENTOS DA ECONOMIA, AS MULHERES TÊM DEMONSTRADO EFICIÊNCIA E RESULTADOS
    • A liderança corajosa, competente confiável e segura é um ponto chave estratégico para criar cultura. Fortalecer, expandir, transmitir valores e todo tipo de qualidade e eficiências para que uma empresa avance, supere desafios e atinjam metas, objetivos, conhecimento, produtividade e competitividade. O líder moderno é holístico e tem pensamento sistêmico para decidir. Ele vai na frente removendo os obstáculos e os riscos. Vive um grande desafios no séc. XXI, que é de ser mais estrategista, prevencionista e tecnologista, porque em função da competitividade e margem de lucro ficou comprimida e, as empresas passarão a ser operadas com menos pessoas e mais automação e sistemas inteligentes (inteligência artificial) Para competir no cenário global, caso contrário elas fecham e não sobrevivem. Tem um papel fundamental de ensinar administrarmos as diferenças, os ambientes e as diversidades, hoje presentes em todas as atividades. “Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.” (Peter Drucker) 
    EXEMPLO DE MULHERES:   CORAGEM, LIDERANÇA, CONFIANÇA, ESTRATÉGIA, CONFIANÇA E INTELIGÊNCIA  – VIDEO: https://youtu.be/BKO22T-V-Yc

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