sábado, 23 de novembro de 2024
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais
    InícioArtigosTecnologiaO remédio para preservar a saúde das empresas é a tecnologia

    O remédio para preservar a saúde das empresas é a tecnologia

    Publicado em

    A prevenção é sempre o melhor remédio. Isso vale tanto para a saúde humana como para a saúde das indústrias de manufatura, de mineração e de outros segmentos. Os fatos têm demonstrado que as pessoas que durante anos mantiveram bons hábitos alimentares e de estilo de vida ficaram mais saudáveis e, portanto, com melhores condições físicas para enfrentar doenças e se curar delas, como o que está acontecendo com as que contraíram o covid-19 e conseguiram se recuperar. Usando esse mesmo raciocínio para as empresas, aquelas que investiram e implementaram as tecnologias da Indústria 4.0 como a Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), entre outras, certamente estão conseguindo enfrentar melhor esse momento de crise que afeta de forma brutal o mundo todo em comparação às que ainda não iniciaram a transformação digital.

    Devido à pandemia, foi decretada quarentena em várias cidades do Brasil e do mundo, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde de isolamento social como forma de conter o contágio e o avanço dessa doença. E muitas indústrias teriam como atender a essa orientação, reduzindo a quantidade de funcionários no chão de fábrica e nos ambientes de risco se estivessem utilizando IoT e IA porque, como estas soluções estão na nuvem, permitem gerenciar as operações a distância, sem comprometer de forma importante a produção. Um gestor, por exemplo, teria como, sem sair da sua casa, monitorar a área de produção e orientar os poucos operadores que estariam trabalhando no chão de fábrica a alterar parâmetros de produção, de velocidade de linha, velocidade de máquina, entre outras tarefas para aumentar a eficiência. Os próprios sistemas, usando Inteligência Artificial, iriam sugerir essas alterações. Claro que numa indústria sempre haverá necessidade da presença física das pessoas, por maior que seja o nível de automação porque a experiência e o conhecimento desses profissionais permitem melhorar o processo de fabricação ao vivo.

    Especificamente na área de mineração, o emprego das IoT e IA é ainda mais fundamental porque não apenas as minas que estão em operação, como também e inclusive as que estão em processo de descomissionamento ou foram descomissionadas (desativadas) precisam ser constantemente monitoradas. As empresas mineradoras que já utilizam a solução da sensemetrics, por exemplo, têm a vantagem de monitorar todas essas operações remotamente. O gestor pode, sem sair de casa, do centro de controle de seu dispositivo móvel, saber em tempo real tudo o que está acontecendo em campo. Mas é preciso cuidado. Há várias ferramentas no mercado que se dizem IoT, mas que na verdade se restringem a importar dos sensores os arquivos Excel ou em outro formato e a fazer gráficos com aqueles dados. O diferencial de uma solução que é realmente IoT é a capacidade de fazer o gerenciamento em tempo real, ou seja, de verificar se o datalogger e os sensores estão funcionando, modificar tempos de amostragem, solicitar medição imediata, atualizar os sensores se for necessário sem haver a necessidade de um operador ir fisicamente no local para constatar, protegendo vidas.

    No caso da mina que chega ao final da sua vida econômica e se inicia o processo de descomissionamento (reclamation), que na prática significa encerrar as operações de mineração e deixar aquela área o mais próximo possível da natureza original, com o plantio de árvores, etc., mesmo assim, por ser uma estrutura instável, tem que ser monitorada durante muitos anos. Hoje há inúmeras áreas mineradoras fechadas pelo mundo que têm monitoramento precário. O diferencial de uma plataforma genuína de IoT é o de viabilizar a paralisação da operação, a retirada de pessoas daquele local e ainda assim manter o nível de segurança e de monitoramento desejados e demandados por leis.

    É imprescindível que as empresas percebam o valor dessas tecnologias. O coronavírus não é o primeiro vírus nem será o último a afetar a humanidade e depois desse turbilhão, certamente a vida voltará ao normal. Mas é bom ter em mente que sempre haverá momentos de crise causados por enfermidades, catástrofes naturais, guerras e outros fatores, e é importante que as indústrias consigam se prevenir para enfrentá-los, preservando a produção, os empregos e a sua saúde financeira. E essa prevenção se faz com tecnologia.


    Hélio Samora

    Fundador e CEO da i-IoT Solutions, distribuidora de soluções das Sensemetrics e Oden Technologies para a América Latina, com sede em Tucson, Arizona (EUA) e escritórios no Brasil e México.

    hsamora@i-iotsolutions.com

    São Paulo
    nuvens dispersas
    18.6 ° C
    19.7 °
    18 °
    89 %
    3.1kmh
    40 %
    sáb
    22 °
    dom
    23 °
    seg
    26 °
    ter
    31 °
    qua
    32 °

    Notícias recentes

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...

    leia mais

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...