A produção de aço no Japão pode encolher 26% neste trimestre devido aos estragos causados pela pandemia de coronavírus na economia global, segundo previsão oficial.
O dado é mais um sinal da crise enfrentada pelo setor globalmente, com usinas sendo forçadas a reduzir operações.
A fabricação de aço bruto do país deve cair para 19,36 milhões de toneladas no período, o menor volume desde o segundo trimestre de 2009, segundo relatório do Ministério da Economia, Comércio e Indústria divulgado na quinta-feira. O Japão é o terceiro maior fornecedor da liga, depois da China e da Índia.
A indústria siderúrgica sente o impacto dos confinamentos impostos pelos governos para tentar impedir a propagação do Covid-19.
No início desta semana, dados do Instituto Americano de Ferro e Aço mostraram que o uso da capacidade das siderúrgicas dos Estados Unidos está no menor nível desde pouco antes de Donald Trump se tornar presidente.
O Ministério do Japão destacou que sua estimativa reflete apenas parcialmente o impacto do vírus.
O colapso da produção de aço pode enfraquecer os preços do minério de ferro, já que a demanda pelo insumo diminui. Ainda assim, neste ano os contratos futuros de minério de ferro têm se saído melhor do que outras commodities industriais, com queda de cerca de 10% em Cingapura.
Fonte: Money Times