terça-feira, 3 de dezembro de 2024
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    InícioArtigosEmpresarialExemplo de redução de custo - Implantação do Projeto Carajás

    Exemplo de redução de custo – Implantação do Projeto Carajás

    Publicado em

    O maior exemplo que tenho vivi foi no Projeto Carajás – CVRD, estive ali por 18 anos na fase de implantação, pré-operação e operação. Único projeto estatal entregue um pouco antes do prazo com uma economia de US$ 1,4 bilhões. Liderança, comunicação, trabalho em equipe, comprometimento e senso de redução de custo foi uma realidade amplamente praticada na implantação do projeto.

    Custo é um consumidor de recursos que derruba gerentes e diretores. É o maior inimigo da administração. Redução de Custo deve ser entendida como uma filosofia de gestão. Deve ser entendida como uma situação mandatória e permanente de sobrevivência do negócio. Todas empresas exemplo de bechmarking e produtividade e competitividade tem uma forte política permanente de redução de custo. Todos os gerentes e líderes que alcançam cargos exponenciais nas empresas com a carreira meteórica foram aquelas que mais conseguiram reduzir custos. Os custos são determinantes, para as grandes decisões, viabilizar projetos, investimentos. Fazer a saúde financeira e ter uma governança bem vista no mercado, a capacidade de Roi, Ebtida e outros tantos indicadores que mostram a eficiência da empresa e sua governança. As estratégias inteligentes e modernas de redução de custos bem elaboradas vão proporcionar vários tipos de benefícios adicionais, eliminando o desperdício, acelerando processos e utilizando recursos efetivamente. “Custos não existem para serem calculados. Custos existem para serem reduzidos.” (Taiichi Ohno)

    Uma política forte de redução de custo que funciona depende de liderança, comunicação, educação treinamento coletivo das pessoas e comprometimento com as metas e objetivos. Pesquisas em novas tecnologias industriais. Mas o importante é a construção do Planejamento Estratégico e Planos Funcionais, para obter oportunidades de negócio do mercado. Projetos específicos e aumento planejado de crescimento para e atendimento. Avaliação de Riscos em Geral, antes de decisões. Gestão da cadeia de abastecimento e custo em posição competitiva a pequeno, médio e longo prazo-estimado. É impossível no século XXI em uma economia global, mutável e competitiva. Achar uma empresa que não esteja trabalhando sem estratégias, plano e planejamento com visão de futuro, mesmo que informalmente, elas possuem esta visão, pelo treinamento quotidiano por exemplo, ou mesmo intuição de comandar processos.

    As empresas maiores usam ferramentas para organizar o Planejamento Estratégico, metas, e objetivos, sistematizando relatórios, gráficos detalhados e documentos nesta ênfase, simulando o crescimento de mercado, custo, preço e lucro, o que embasa tecnicamente os meios gerenciais de analisar e decidir por avanços no market share,e mirar em benchmarking e outras ações.

    A maioria das estratégias buscam redução de custo, produtividade, competitividade e eficiência, e isto está intimamente ligado ao desempenho gerencial /liderança de pessoas, processo e tecnologia. A cada dia, existe uma preocupação com foco na margem de lucro, que vem se comprimindo com o mercado competitivo global. A criatividade e eliminação de desperdícios, virão sempre juntas com as iniciativas, que visam a redução de custo como orientação máster. Portanto reduzir custos é a parte integrante dos elementos gerais que dão formativa a personalidade dos processos organizacionais.

    Pelo lado operacional, que resulta em produtos ou serviços de qualidade. Pelo lado comportamental o comprometimento de pessoas, qualidade organizacional e desempenho gerencial, onde liderança e comunicação, são condutores da eficiência dos negócios. A posição gerencial é de liderar estratégias capazes de reduzir o número de operações e custo. Principalmente com o uso de tecnologia moderna, capaz de eliminar fases do processo, ou seja, redução de custo, direto. A medição de ganhos e a força de resultados operacionais é sempre observada desde a movimentação de matéria prima, consumo de energia, tempo, incremento logístico, custos da manutenção e tecnologia correlata. Os resultados, cálculos diversos, entendimento técnico e gerenciamento industrial nesta ênfase.

    Possibilita a implementação das otimizações, e a opção por novos projetos com foco em melhoria continuada, que significa: produzir com economia, segurança, respeito ao meio ambiente e redução de custo. Estas componentes gerenciais são consideradas o somatório do uso das técnicas e padrões desejados da produtividade, competitividade de produto, oriundas de ações e decisões gerenciais e táticas, que chegam à eficiência esperada.

    Isto tem quebrado os antigos paradigmas de estruturas operacionais funcionais duradouras (organogramas) deixando-as mais leves, mais laterais e alterando até em muitas situações, a missão dos departamentos, fundindo-os organizacionalmente, anexando-os e enxugando.
    Existem diversas vantagens em quebrar barreiras departamentais, e diminuir níveis hierárquicos. Uma delas é aumentar velocidade do fluxo de comunicação e tornar as decisões ais ágeis e competitivas.

    As estratégias inteligentes e modernas de redução de custos bem elaboradas vão proporcionar vários tipos de benefícios adicionais, eliminando o desperdício, acelerando processos e utilizando recursos efetivamente. Elas demandam treinamento das pessoas, pesquisas em novas tecnologias industriais. Mas o importante é a construção do Planejamento Estratégico e Planos Funcionais, para obter oportunidades de negócio do mercado. Projetos específicos e aumento planejado de crescimento para e atendimento. Avaliação de riscos em geral, antes de decisões. Gestão da cadeia de abastecimento e custo em posição competitiva a pequeno, médio e longo prazo-estimado. Desempenho unificado da gestão da segurança, meio ambiente, crescimento desenvolvimento das pessoas, processos tecnologia. Uso de táticas gerenciais eficientes e comunicação adequada formativa de forças organizacionais. Identificação de liderança, treinamento e preparo de sucessores. Gerenciamento de ação corretiva e preventiva focadas em qualidade de processos, produtos, serviços, métodos estatísticos, fatos e dados, de controle de produção.

    O foco inteligente é o consumidor e market share, através de força de mercado, uso de engenharia de produto, assistência técnica, pós venda, engenharia da qualidade, para reter clientes pelo valor da satisfação e utilização dos produtos e serviços para atendimento dos contratos. É importante a agilidade para corrigir em tempo hábil produtos não conforme, devidamente rastreados por ferramentas de controle de qualidade, registros e da ação da supervisão do sistema, processo e produto. Forte controle de eliminação de desperdícios e manutenção programada.

    Uso de ferramentas e instrumentos de medição de insumos, matéria prima, água, energia, mão de obra que dão entrada, no processamento e saída como produto. Qualidade definida, custo projetado e capacitados sistemicamente em composição estatística, para subsidiarem as decisões relativas a custo, preço e lucro. Formando a qualidade intrínseca de produtos com preços competitivos aos consumidores.

    Com custo reduzido e competitivo na produção, a organização pode reorientar os recursos orçamentados na expansão e avanço de ações estratégicas de crescimento físico e investimento. As operações ou expansão de novos mercados são impulsionadas neste alinhamento estratégico de planejamento, planos, objetivos e aumento de competitividade, conforme mencionado. Formando um eixo de benefícios operacionais, estratégicos, ou sucesso pelo gerenciamento e ações desta natureza, tais como: novos investimentos em inovação e aumento do market share. O sucesso empresarial depende do sucesso operacional, que também atrai novos consumidores, e dão formativas, musculatura na economia e finanças do negócio, estimulando o aprimoramento e aumento de ganhos ainda maiores.

    As melhorias do marketing industrial fortalecem a qualidade percebida dos consumidores e quanto mais se insere tecnologia, mais os custos caem, e mais favorece estes consumidores. Portanto a razão da tecnologia estar sempre focalizada em P&D.A criação, revisão, de planos e planejamento das novas e dinâmicas estratégias ajudam as empresas adotarem uma postura confiável das mudanças, sempre competitivas para reduzir os custos das operações, e compreensiva por parte das pessoas que. sustentam a missão, visão, crenças, valores, políticas corporativas e de qualidade da empresa.

    A comunicação e liderança, portanto, tornam nestas relações e dimensões técnicas e comportamentais uma consequente concentração de energia organizacional e forças indispensáveis no processo de execução, criação, planejamento e gestão de todo tipo de estratégias a serem trabalhadas, aplicadas e aprimoradas. Inclusive mudanças em todos os níveis de comprometimento das pessoas, e ambiente organizacional.

    Os administradores estão sempre em busca de reduzir custos. Os custos existem para serem reduzidos, e criarem plataformas mais curtas do sucesso competitivo e benchmarking. Podendo incrementar uma operação com vantagem competitiva no mercado global moderno. Gerentes táticos que pensam coletivamente. Passaram a entender que a comunicação e comprometimento das pessoas sãos elementos determinantes e fundamentais, unindo e utilizando coaches da administração-produção-operação-manutenção. Podendo gerar grandes resultados. A mentalidade é preparar as pessoas para o sistema de redução de custo, e o sistema de redução de custo, para as pessoas, de modo que criem um constante meio de balizamento sobre: como anda as metas de custos? Quais os tipos de operações são as mais caras O que é possível para melhorar os custos? Onde podemos reduzir os gastos com serviços e conter desperdícios?
    O sucesso da redução de custos está tão ligado ao compromisso da alta gerência quanto à análise sofisticada das áreas problemáticas.

    É necessário que a gerência prepare a organização para quaisquer mudanças que a introdução de um programa de Redução de Custo possa trazer. A gerência também deve fornecer o ímpeto para a continuação de um projeto depois de ter sido iniciado. O uso eficaz de Controle e Centro de Custo de Responsabilidade do Depto, pode dar visibilidade de gestão de e provoca maior controle, eliminação de retrabalho e desperdícios e possibilita uma leitura do comportamento do custo e um conjunto de ações corretivas, preventivas que formam um processo dinâmico de corrigir e alinhar os custos.

    É provado que podemos aumentar significativamente os lucros de uma empresa, atuando praticamente em controle, monitoramento da contabilidade, orçamento, custo (capex, opex) e contratos principalmente. Essa abordagem específica inclui dois métodos básicos para atacar o problema de reduzir custos: prevenção e cura que a empresa deve seguir, a fim de alcançar resultados tangíveis.

    Redução de Custo Permanente é portanto um Projeto de Cultura Organizacional, pois depende de 100% dos empregados referente a desperdícios e retrabalho. As demais iniciativas e decisões táticas e estratégicas vão estar nos gerentes, diretores, Ceo´s, Governança e Conselhos com relação investimentos que aumentam a produtividade, otimizam processo e reduzem os custos de produção. Reiterando custo derruba gerentes e diretores.

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