A suspeita de que um funcionário da Mineração Rio do Norte (MRN), de Porto de Trombetas, no Baixo Amazonas, possa estar infectado pelo coronavírus fez com que a empresa mineradora suspendesse imediatamente as atividades internas e na comunidade, durante o período de uma a duas semanas. As informações são do portal Santarém.
A suspensão também se aplicou aos estabelecimentos educacionais. Escolas e creches devem paralisar as aulas no período de 16 a 20 de março, conforme medida adotada em diversas cidades pelo país. A mesma medida vale para o Clube MEC e todas as suas modalidades esportivas.
A fim de resguardar a saúde dos funcionários, familiares, colaboradores contratados e demais residentes e alojados na vila de Porto de Trombetas, a mineradora determinou que as equipes administrativas e contratadas deverão trabalhar em casa, em regime de “home office”. Segundo a MRN, Apenas as áreas operacionais manterão a rotina e casos excepcionais serão tratados pelos líderes da operação com seus diretores.
A empresa também determinou o cancelamento imediato de eventos, reuniões em locais fechados, viagens e treinamentos externos, recebimentos e consultores e visitantes pelo menos até o dia 29 de março.
Investigação
O funcionário da MRN e três familiares estão em isolamento domiciliar. O empregado começou a apresentar sintomas de gripe após viagem a São Paulo para Porto Trombetas, no início de março.
O resultado do teste do funcionário e seus familiares deve ser divulgado nesta quarta-feira (18). Enquanto isso, eles estão sendo monitorados e recebem visitas diárias por profissional de saúde.
Acesso restrito
Até o final deste mês, o acesso de pessoas à vila de Porto de Trombetas, seja por meio fluvial, terrestre e aéreo deve ser fechado.
Porto Trombetas é um distrito industrial do município de Oriximiná, oeste do Pará, administrado pela Mineração Rio do Norte. Está distante a cerca de 2h de lancha, da sede do município de Oriximiná, e a cerca de 6h de lancha, de Santarém.
A vila possui alojamentos e casas ocupados por funcionários diretos e indiretos da mineradora, parte deles com seus familiares. São mais de 6500 moradores.
Fonte: Diário Online.