A NASA será capaz de utilizar os asteroides no espaço como “campos de mineração” para extrair matérias-primas vitais, já que a Terra está esgotando seus recursos, revela um astrônomo da Universidade de Cambridge.
Os asteroides são pequenos planetas localizados no interior do Sistema Solar, orbitando o Sol. Há milhões deles voando através do espaço e suas colisões, conhecidas como eventos de impacto, têm desempenhado um papel significativo na formação de muitos planetas.
Estes asteroides contêm um número de matérias-primas vitais, incluindo ouro, irídio, prata, platina, ferro, magnésio, níquel, alumínio e titânio, que estão desaparecendo na Terra.
A pesquisadora astrofísica da Universidade de Cambridge, Carolin Crawford, prevê que no futuro as agências espaciais como a NASA utilizarão os asteroides para extrair esses materiais, ao invés de escavar mais fundo na Terra, conforme o jornal Express.
Em 2005 a pesquisadora afirmou que “isso é uma possibilidade muito interessante quando você olha para os recursos minerais na Terra, eles ainda não se esgotaram, mas nos próximos séculos devem se tornar escassos”.
“Você pode criar um campo de mineração em algum destes asteroides e obter bilhões de toneladas de metais de alta qualidade e também há água para sustentar o campo. Ou nós poderíamos rebocar um asteroide para orbitar em torno da Terra como um pequeno posto de reabastecimento para futuras missões”, aponta Crawford em seu estudo.
Ela acredita que este seja o caminho para suprir o fornecimento dos recursos minerais, já que quando se estão construindo grandes estruturas espaciais, que precisam de muito combustível para foguetes, não faz sentido enviar recursos para o espaço se eles já existem lá.
Crawford ressalta que “é mais fácil desenvolver um sistema para ir ao asteroide do que penetrar a grandes profundidades na Terra”.
Fonte: Sputnik News