domingo, 24 de novembro de 2024
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais
    InícioNotíciasCPRM participa do encontro de avaliação do Programa de Cooperação entre o...

    CPRM participa do encontro de avaliação do Programa de Cooperação entre o Brasil e o Suriname

    Publicado em

    O “I Meeting for Monitoring and Evaluation of the Technical Cooperation Program Suriname – Brazil”, realizado entre os dias 07 e 10/10, na cidade de Paramaribo, contou com a participação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que foi representado pelo pesquisador em Geociências Alexandre Lisboa Lago do Departamento de Geologia. O objetivo do encontro foi avaliar e monitorar os projetos que compõem o programa bilateral multidisciplinar, incluindo-se Geologia e Mineração, em desenvolvimento sob a coordenação e suporte financeiro da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.

    Delegação multidisciplinar brasileira reuniu-se na Embaixada Brasileira, em Paramaribo, Suriname, para a avaliação do evento

    Com base no Acordo Básico de Cooperação Técnica e Científica entre o Brasil e o Suriname de 22/06/1976 e promulgado em 23/11/1976, dando continuidade as ações iniciadas em 2009 entre CPRM e Geological and Mining Service of Suriname (Geologishe Mijnbouwkundige Dienst – GMD), em 01/03/2016, foi firmado o Ajuste Complementar ao mencionado acordo, objetivando a implementação do Projeto “Novo Mapa Geológico do Suriname – Preparação para a Contratação de Levantamento Aerogeofísico e Organização de Base de Dados Geológicos”.

    Na sede do Ministério de Relações Exteriores do Suriname, no dia 07/10, foi realizada a cerimônia de abertura do evento. Discursaram durante a solenidade a Ministra das Relações Exteriores do Suriname, H.E. Yldiz Pollack-Beighle, o Embaixador do Brasil em Paramaribo, Laudemar Aguiar, e a coordenadora-geral da América Latina, Caribe e Europa da ABC, Maria Augusta Montalvão Ferraz. Na parte da tarde, iniciaram-se as atividades dos grupos de trabalhos temáticos (GTT) para o Monitoramento e Avaliação dos Projetos. As delegações do Brasil e do Suriname foram divididas em cinco GTT nas seguintes áreas: alimentação escolar, gestão pública, geologia, agricultura e saúde. Estas atividades foram norteadas pela aplicação e preenchimento do Formulário de Avaliação de Projeto elaborado pela ABC.

    No dia 08/10, reiniciaram-se as atividades dos GTT com debates e apresentações dos resultados por projetos. Já no dia 09/10, foram realizadas a avaliação por cada Grupo de Trabalho Temático, finalizando com a cerimônia de encerramento do encontro, na sede do Ministério de Relações Exteriores do Suriname. Durante a solenidade, com a presença de representantes diplomáticos, foi assinada a Ata da I Reunião de Monitoramento e Avaliação do Programa de Cooperação Técnica Suriname-Brasil.

    No dia 10/10, a delegação brasileira reuniu-se na Embaixada Brasileira, para avaliar a metodologia e aplicação do Formulário de Avaliação de Projeto elaborado pela ABC.

    Encerramento do evento com as delegações do Brasil e do Suriname. Foto: Área de comunicação do Ministério das Relações Exteriores do Suriname e Embaixada do Brasil em Paramaribo

    Lago destacou a participação ativa bilateral para trocar experiências. “A experiência foi a melhor possível. Não só pelo lado técnico, como pelo lado social-político, por se tratar de uma missão diplomática representando o Governo Brasileiro nos programas de cooperação Sul-Sul. A metodologia utilizada somada à aplicação direta na forma de Formulário de Avaliação no evento produziram informações quantitativas e qualitativas do projeto e, consequentemente, permitiu uma análise crítica eficaz por parte dos técnicos”, destacou.

    De acordo com o geofísico e representante da CPRM, “a identificação de pontos fracos no projeto contribuiu para um processo de aprendizado mútuo e possibilitou um melhor gerenciamento do projeto”. “O evento foi oportuno para negociar, em conjunto com o lado surinamês, a proposta de reformulação do plano de trabalho do projeto original em função do avanço das atividades. O processo de avaliação possibilitou compartilhar as lições aprendidas entre as delegações e forneceu recomendações relevantes para o projeto”, disse.

    Dentro desse contexto, o plano de trabalho foi reformulado com a unificação das seguintes ações:

    1) As atividades “Treinar funcionários do GMD em geofísica básica” e “Treinar funcionários do GMD em geofísica e utilização do GeoSoft” foram unificadas na atividade “Treinar funcionários do GMD na interpretação de dados geofísicos e outros sensores remotos como auxílio ao mapeamento geológico”. Esta atividade será realizada em janeiro de 2020, onde dois técnicos da CPRM irão para Paramaribo capacitar os técnicos do GMD.

    2) As atividades “Treinar funcionários do GMD em introdução ao mapeamento geológico” e “Apresentar aos técnicos surinameses a instalação para armazenamento de amostras da CPRM no Brasil” foram unificadas na atividade “Apresentar aos técnicos surinameses a instalação para armazenamento de amostras da CPRM no Brasil e treinar os técnicos do GMD em introdução ao mapeamento geológico (trabalho de campo)”. Levando em consideração a necessidade de treinamento desta atividade para oito geólogos do GMD e, também, a logística e suporte da CPRM na Superintendência Regional de Belo Horizonte (SUREG-BH). Esta iniciativa será realizada em duas etapas ao longo do primeiro semestre de 2020. Cada etapa desta ação no Brasil terá quatro geólogos do GMD. As visitas às litotecas visam promover debates a respeito da instalação, organização e armazenamento de material geológico, em sistema informatizado.

    “A delegação brasileira, constituída por um grupo de profissionais experientes, proporcionou um debate amplo, em diferentes áreas do conhecimento com trocas de experiências técnico-científicas. O evento foi muito positivo e atingiu seus objetivos”, concluiu o pesquisador.

    O pesquisador em Geociências da CPRM Alexandre Lago na sede do Ministério das Relações Exteriores do Suriname durante a cerimônia de abertura do evento

    Fonte: CPRM

    São Paulo
    nuvens quebradas
    17.8 ° C
    18.4 °
    17.2 °
    80 %
    5.1kmh
    75 %
    seg
    27 °
    ter
    31 °
    qua
    33 °
    qui
    35 °
    sex
    28 °

    Notícias recentes

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...

    leia mais

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...