sábado, 23 de novembro de 2024
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais
    InícioNotíciasProfessora e pesquisadora avalia influência da mineração no desenvolvimento de São Gonçalo

    Professora e pesquisadora avalia influência da mineração no desenvolvimento de São Gonçalo

    Publicado em

    A professora e pesquisadora monlevadense Fernanda da Fonseca Diniz avaliou, através de estudo, a dependência de São Gonçalo do Rio Abaixo da extração de minério de ferro. Ela é engenheira de Minas e mestre em Engenharia e Gestão e Gestão de Processos e Sistemas pelo Instituto de Educação Tecnológica (Ietec).
    Recentemente, Fernanda apresentou um artigo no qual elenca a participação da Contribuição Financeira pela Extração de Recursos Minerais (CFEM) na renda do município, mencionando também Itabira. O trabalho foi apresentado no Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O artigo que escreveu foi elogiado pelo secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME), que inclusive divulgou uma matéria no site do MME, mencionando o trabalho da pesquisadora.
    De acordo com suas pesquisas, Fernanda apontou que, em 2019, São Gonçalo do Rio Abaixo respondia por 9,6% do valor da operação do minério de ferro em Minas Gerais e 4,5% da operação no Brasil. Entre 2004 e 2017, o PIB são-gonçalense cresceu 4.282%, enquanto que os rendimentos da CFEM tiveram um acumulado positivo de 1.898%.
    A CFEM é uma compensação paga ao município pelo mineral que é retirado de seu território; estado e União também recebem fatias menores. No trabalho, Fernanda defende que a mineração trouxe benefícios à população, com melhorias nos serviços públicos, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e incrementando índices como rendas, Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No entanto, é preciso fazer bom uso de seus frutos. Ela argumenta que destinar os recursos da contribuição ao caixa único das Prefeituras pode ser uma armadilha, classificando como ‘sustentado’ o uso do dinheiro para fins pré-determinados.
    Em 2019, a arrecadação da CFEM representava, segundo a pesquisadora, 36,7% da receita de São Gonçalo do Rio Abaixo, enquanto o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) significava 32,5%, e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), 0,4%. Entre 2004 e 2019, a receita do município subiu 2.736%.
    A pesquisadora ainda menciona que, em São Gonçalo do Rio Abaixo, a agropecuária, outrora o sustentáculo da economia municipal, responde por 0,2% do PIB, enquanto que a indústria representa 74%. Segundo ela, o PIB municipal é o maior de Minas Gerais e o terceiro maior do Brasil.
    Para diminuir a dependência da extração de minério de ferro, Fernanda da Fonseca elenca alternativas, como a implantação de um hospital municipal, a instalação de instituições de ensino superior e a diversificação do comércio.

    Em Itabira

    Fernanda cita estudos que analisaram também a situação de Itabira e da paraense Canaã dos Carajás. Por eles, é possível perceber que, entre 1999 e 2002, o setor industrial itabirano, quase completamente compreendido pela mineração, respondia por 66,55% do Produto Interno Bruto do município. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, em 2017, 54,3% do PIB de Itabira provinha do minério, contra 75% de Canaã dos Carajás. Segundo apontou, estes municípios também têm a mineração como principal pilar de suas economias.

    Diversificação econômica

    A pesquisadora conversou com o A Notícia sobre as oportunidades de variar os pilares que sustentam as economias dos municípios mineradores. Para ela, também são bons investimentos o lazer, o turismo e a abertura de novas plantas industriais. Segundo ela, os impactos de um possível fechamento são refreados pelo planejamento antecipado das companhias, que compartilham informações com o poder público. Para ela, será fundamental a parceria entre as duas esferas para evitar grandes prejuízos econômicos e sociais.
    As Prefeituras dos municípios da região já trabalham com ações para diversificar a economia. Em São Gonçalo, por exemplo, são feitos muitos investimentos no Distrito Industrial para atrair mais empresas. “Minério não dá duas safras”, costuma repetir o prefeito Nozinho (PDT). A administração também acaba de lançar uma campanha institucional com os benefícios e vantagens de se investir no município.
    Em Itabira, a administração do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) também está preocupada com a exaustão da mineração da Vale no município, prevista para 2031. A Prefeitura tem projetos de sustentabilidade e foca em alternativas para o desenvolvimento sustentável pós-mineração. Essa também é pauta do deputado estadual Bernardo Mucida (PSB), que luta na Assembleia de Minas (ALMG) em prol da sobrevivência das cidades após o fim da mineração.

    Fonte: A Notícia Regional

    São Paulo
    nuvens quebradas
    21.8 ° C
    23.8 °
    20.2 °
    68 %
    8.2kmh
    75 %
    sáb
    21 °
    dom
    24 °
    seg
    26 °
    ter
    32 °
    qua
    32 °

    Notícias recentes

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...

    leia mais

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...