O AGRONEGÓCIO UM PARCEIRO DAS MINERADORAS E FERROVIAS, OS FERTILIZANTES SÃO PRODUTOS DA MINERAÇÃO – EMPREGOS NO AGRONEGÓCIO X COVID
Temos hoje 19 milhões de empregos no Agronegócio. Equivale 8,9 da população total do Brasil. O setor representa 20% na geração de novas oportunidades de emprego. O agronegócio é o esteio da economia e opera com alta tecnologia A geração de emprego teve o melhor resultado em 10 anos, (2021/02/03) apesar da pandemia. em 2020 foram criados 62,6 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, entre janeiro e junho. A safra brasileira de grãos 2020/21 foi estimada em um volume recorde de 278,7 milhões de toneladas, alta de 8% em relação à temporada anterior, impulsionada pela produção de soja e milho, afirmou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
No Brasil o agronegócio opera com alta tecnologia Geração de emprego no agronegócio teve melhor resultado em 10 anos, (2021/02/03) O agronegócio brasileiro registrou em 2020 o melhor resultado na criação de empregos no setor em 10 anos, apesar da pandemia. Uma pesquisa realizada pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostrou que o agronegócio gera cerca de 19 milhões de empregos no Brasil, desse total, aproximadamente 9,09 milhões ou quase a metade, está no segmento primário denominado ”dentro da porteira”.
No Agronegócio os indicadores de geração de empregos são mais um atestado do bom momento vivido pelo agronegócio brasileiro. Reiterando em 2020, mesmo em meio à pandemia de covid-19: foram criados 62,6 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, entre janeiro e junho, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Dessa forma, o agronegócio foi o único setor da economia brasileira a ter um resultado positivo nesse sentido, de acordo com a entidade.
A MINERAÇÃO E O AGRONEGÓCIO
Hoje, o Brasil é um importante produtor e exportador global de produtos agrícolas. É o maior produtor mundial de suco de laranja, café e açúcar, e também o primeiro maior produtor de soja. Os fertilizantes são compostos minerais ou orgânicos utilizados para suprir deficiências de substâncias vitais para a sobrevivência das plantas, aplicados na agricultura para repor compostos extraídos na colheita e aumentar a produtividade.
A indústria de fertilizantes está basicamente voltada para a produção e comercialização de suplementos aos minerais naturais do solo, essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Esses produtos auxiliam no crescimento das plantas, junto com a luz solar, o dióxido de carbono e a água. A produção de fertilizantes está diretamente ligada à produção agrícola e à disponibilidade de matéria-prima básica produzida a preços economicamente viáveis.
Nutrientes essenciais :Os nutrientes essenciais são aqueles indispensáveis para que determinada planta complete seu ciclo de vida, afetando diretamente sua produtividade. Os nutrientes naturais mais importantes necessários para o desenvolvimento das plantas são: (i) macronutrientes primários: N (nitrogênio), P (fósforo) e K (potássio), que, quando misturados, são também conhecidos como fórmulas NPK; (ii) macronutrientes secundários: Cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e Enxofre (S); e (iii) micronutrientes: Boro (B), Cloro (Cl), Cobre (Cu), Ferro (Fe), Manganês (Mn), Molibdênio (Mo), Zinco (Zn), Cobalto (Co), Silício (Si) e outros elementos que podem ser definidos pela pesquisa científica, expressos em suas formas elementares.
O setor de fertilizantes é um dos que mais crescem no mundo e, no Brasil, tem ultrapassado de forma consistente o crescimento em outros países nos últimos anos, segundo a International Fertilizer Industry Association (IFA). Os principais fatores que impulsionam a demanda por fertilizantes são:
Crescimento populacional e disponibilidade limitada de terras aráveis, – Crescimento do PIB per capita nos países em desenvolvimento, Terras potencialmente exploráveis, Economia Agrícola e saúde econômica dos agricultores é um fator determinante no uso de fertilizantes, pois os agricultores têm fortes incentivos econômicos para usar fertilizantes. Energia renovável: Energia renovável é um dos temas em discussão no setor do agronegócio, dado seu grande valor estratégico para todo o mundo. Ao mesmo tempo em que todos os países trabalham para aumentar a oferta de energia e ao mesmo tempo reduzir custos, também há preocupações com a sustentabilidade e o meio ambiente.
Um excelente exemplo de fonte alternativa de combustível líquido no Brasil é o etanol (uma das formas de aproveitamento da cana-de-açúcar, conforme explicado acima). Atualmente, o Brasil produz o etanol mais barato do mundo e é reconhecido pela tecnologia desenvolvida ao longo dos anos, graças à indústria nacional. O Brasil está entre os 4 maior consumidor mundial de nutrientes para formulações de fertilizantes..
O consumo de fertilizantes no Brasil está concentrado em quatro grandes culturas: soja, milho, cana-de-açúcar e café. O aumento do consumo de fertilizantes é um fator fundamental para o aumento da produtividade agrícola. As áreas plantadas e as taxas de aplicação de fertilizantes no Brasil vêm se expandindo em função dos preços dos grãos sólidos, melhorias no transporte e condições adequadas de crescimento (clima e solo).
A FORÇA NAS FERROVIAS