Após três anos de trabalho a Norma ABNT NBR ISO 16742:2021 – Minério de ferro – Amostragem de polpas foi publicada. A normalização inédita em polpas de minério de ferro estabelece os métodos básicos para amostragem de minério de ferro fino de tamanho máximo nominal <1 mm que é misturado com água para formar uma polpa. Em proporções muito elevadas de sólidos finos na água, o material pode assumir uma forma plástica maleável (cerca de 80% de sólidos dependendo da distribuição de tamanho de partícula dos sólidos) e esta mistura passa a ser corretamente designada como pasta.
O Comitê para a Normalização Internacional em Mineração (CONIM), que é um Programa Especial do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), teve um papel fundamental na elaboração da norma. “Essas normas são para interface comercial, ditadas em contratos, e trazem um conhecimento muito grande, principalmente para quem elabora a normalização, em virtude da grande discussão técnica”, afirma a coordenadora técnica do CONIM, Rejane Carvalho.
A Norma ABNT NBR ISO 16742:2021 é originária da norma internacional ISO 16742:2014 – Iron ores — Sampling of slurries, que também teve uma participação ativa do Brasil na sua elaboração. Para Rejane Carvalho, após esse trabalho na ISO, trazer as demandas para o Brasil não é apenas uma tradução idêntica e fácil, é um trabalho que exige tempo e muitas discussões técnicas. Ela também ressalta que “a norma em português facilita os profissionais, como os operadores das áreas, que atuam no mercado mineral brasileiro”.
Para detalhes sobre a norma publicada ou sua aquisição clique Aqui.
CONIM em 2021
As reuniões de Normalização Internacional em Mineração do CONIM já começaram em 2021. A primeira foi de amostragem de concentrados e produtos primários de cobre e níquel. A reunião sobre a amostragem de minérios de ferro será no final de fevereiro. Em 2020, passaram pelo CONIM 304 especialistas nas Comissões de Estudo (aumento de 10% em relação ao ano anterior). No segundo semestre deste ano estão previstas três reuniões internacionais, com forte participação do Brasil.
Para saber como participar do CONIM, basta entrar em contato com a coordenadora Rejane Carvalho pelo e-mail rejane.carvalho@ibram.org.br ou pelo telefone 31 3223-6751.
Fonte: Portal da Mineração