sexta-feira, 22 de novembro de 2024
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais
    InícioNotíciasMuseu MM Gerdau apresenta 'CoMciência - Cristais do tempo'

    Museu MM Gerdau apresenta ‘CoMciência – Cristais do tempo’

    Publicado em

    A partir de hoje, espaço instalado no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade, recebe projeto híbrido com três obras em seu espaço físico e seis exibidas on-line

    O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal reabre para atividades presenciais nesta terça (8), depois de passar quase nove meses fechado. A exposição CoMciência – Cristais do tempo será inaugurada no feriado e segue em cartaz até março de 2021.

    Dividida entre três obras instaladas no espaço do museu e outras seis para visitação virtual, em proposta híbrida, a mostra dialoga com o contexto do momento, procurando questionar, por meio da arte, a relação do ser humano com si mesmo e com a natureza.

    “É um campo de fronteiras. Nesse sentido, quando chamamos os artistas e pesquisadores, queremos que eles tragam o que há de limítrofe em termos de pesquisa científica, mas que só a arte poderia oferecer em termos de experimentação e criatividade”, explica Alexandre Milagres coordenador de programação do museu. Ele divide a curadoria da exposição com Tadeus Mucelli.

    SELEÇÃO
    A dupla selecionou nove obras de artistas de diferentes países. Montadas no museu estarão Reflexion: In sync/ Out of sync, da colombiana Claudia Robles-Angel; Vegetal reality shelter (VRS), do brasileiro Guto Nóbrega; e Emancipacíon microbiana, da mexicana Maro Pebo.

    No espaço virtual, o público poderá visitar Estrelas no deserto, de Felipe Carrelli; Obs-cu-ra, de Bruno Alencastro; e O céu na Terra, de Luciana Ohira e Sérgio Bonilha – artistas brasileiros. Há também Untangling noises of matter, do holandês Louise Braddock Clarke; Silver tree: the sounds of wind through the crystalline forest, Saturn’s breath e Think like a mountain, da australiana Penelope Cain; e The universe according to Dan Buckley, do canadense Roberto Santiaguida.

    Algumas mais interativas, outras menos, as instalações têm em comum a reflexão sobre o lugar do homem no mundo. A arte permite repensar a necessidade de empatia e conexão entre as pessoas, acreditam os curadores. É o caso de Reflexion: In Sync/ Out of sync (Reflexão: Em sintonia/ fora de sintonia). Ao entrar na sala onde está a obra, a dupla de visitantes tem os batimentos cardíacos medidos por um aparelho. O sistema de luz e som só deixa de ser dissonante quando há sincronia entre as duas frequências.

    “Esta obra permite perceber o tanto que as pessoas têm de se sincronizar, além de se sintonizar umas com as outras. Vivemos isso no cotidiano, mas ela dá um olhar de profundidade”, descreve Milagres.

    A perspectiva da ligação com o mundo a partir da origem mais elementar da vida humana é o tema de Emancipacíon microbiana, da mexicana Maro Pebo. O sangue da autora, historiadora de arte e bióloga foi a matéria-prima do trabalho, que tem a mitocôndria como destaque principal, em forma de escultura.

    “Somos o que somos porque há muito tempo uma bactéria se juntou a um ser multicelular. Nossa relação ancestral com o mundo microbiano se dá nessa perspectiva. Vivemos o que vivemos hoje por essa relação com um vírus que nos assusta e impede uma série de coisas, mudando todo o contexto global da nossa espécie. A obra ajuda a entender a relação com o mundo microbiano”, observa Alexandre Milagres.

    A trinca de atrações presenciais contempla também o reino vegetal, com a proposta do brasileiro Guto Nóbrega. Nela há um pequeno sistema hidropônico com plantas, seis canais de áudio e projetor de vídeo, combinado a um espelho esférico. No interior desse abrigo, plantas são monitoradas quanto à resposta galvânica de suas folhas, que se altera de acordo com a respiração do visitante quando ele entra no espaço e interage com o sistema.

    “Teremos uma planta vivendo ali os três meses da exposição. Ela vai interagir com as pessoas, sentir a nossa presença. É uma imersão a respeito do que é viver num planeta que precisa da biodiversidade”, diz Milagres.

    Ao comentar as obras expostas por meio da internet, o curador ressalta que elas “não devem ser relativizadas como uma solução pobre da experiência maior”. Segundo Milagres, a importância das experiências virtual e presencial é a mesma.

    “Trouxemos o entendimento de que as exposições têm que nascer híbridas. O lugar da arte é colocar pessoas em experiências renovadas, alterar sentidos, modificar a atenção. Neste momento, ampliamos e democratizamos o acesso a uma exposição que não é só de BH. Ela é global, com artistas de todo o mundo. Por isso, deve ser acessível a todo o mundo”, argumenta.

    A gravidade do enfrentamento à pandemia guiou a seleção das obras inscritas no edital que norteou a mostra. “Neste momento, muito difícil para todo mundo, não poderíamos nos esquivar de colocar pesquisadores e artistas pensando a respeito (da COVID-19). Mas não queríamos algo pessimista. Queríamos o oposto, proposições para vivermos um futuro distinto do que vemos agora”, explica Milagres.

    “Não queremos só mais um experimento, mas um olhar sobre o que pode mudar a nossa relação com o agora. Quando falamos de fissuras no presente, é porque durante muito tempo direcionamos a ciência e a tecnologia para questões que não nos ajudaram a resolver situações como a da pandemia, por causa de uma perspectiva muito imediatista, que procurava agilizar as questões do mundo – e não resolvê-las. Queremos construir um caminho distinto”, diz o curador.

    FUTURO
    Com a iminência da segunda onda da COVID-19, o museu adotará protocolos planejados a longo prazo.

    “Lançamos edital no primeiro semestre pensando numa possível reabertura que ocorresse de forma segura. Isso foi feito de forma continuada, com reuniões, estudando os melhores procedimentos e soluções. Levamos muito tempo trabalhando nessa reabertura, para termos limite de pessoas por metro quadrado, caminhos específicos para o fluxo de visitantes, máscaras, álcool em gel e tudo o que é necessário”, garante Milagres.

    COMCIÊNCIA – CRISTAIS DO TEMPO
    MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Praça da Liberdade, Prédio Rosa, Funcionários. Abertura nesta terça-feira (8), das 13h às 17h. Mostra on-line: www.mmgerdau.org.br. Visitação presencial: quinta e sexta, das 16h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h.Entrada franca.

    Fonte: UAI

    São Paulo
    nuvens quebradas
    18.8 ° C
    19.5 °
    18.2 °
    91 %
    4.6kmh
    75 %
    sex
    23 °
    sáb
    23 °
    dom
    24 °
    seg
    26 °
    ter
    31 °

    Notícias recentes

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...

    leia mais

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...