sexta-feira, 22 de novembro de 2024
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais
    InícioNotíciasFórum em Juazeiro discute importância da sustentabilidade e inovação na mineração

    Fórum em Juazeiro discute importância da sustentabilidade e inovação na mineração

    Publicado em

    Por Murilo Gitel | Fonte: Correio*

    É possível que você ainda não tenha percebido, mas a mineração está presente na base da construção de sua própria casa, na fabricação dos óculos que utilizamos para melhorar a visão e até mesmo nos componentes dos smartphones, aparelhos sem os quais seria impensável obter boa parte dos confortos atuais da vida em sociedade.

    Para discutir a importância deste setor pujante, que na Bahia registra crescimento de 63% de janeiro a outubro deste ano, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a Mineração Caraíba, a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e o WorldWatch Institute (WWI) realizaram na sexta-feira, 27 de novembro, o I Fórum Regional de Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento na Mineração, no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro (BA).

    O presidente da CBPM, Antônio Carlos Tramm, destacou que sustentabilidade e inovação são as duas principais ferramentas a serem operadas hoje em dia. “É o futuro de nossos filhos e netos, o futuro da sociedade. E isso começa com o cidadão de barriga cheia. Algo básico para a sobrevivência. A partir disso, o cidadão cuida das demais coisas. Sem isso, não há como cuidar de nada. E a mineração está aqui para isso”, ressaltou.

    Projetos Mãos do Campo e Sabor do Sertão incentivam o empreendedorismo feminino (ODS 5)/Foto: Ewerton Marcos/Mineração Caraíba

    ODS
    Na primeira mesa de discussões do evento, o diretor da Mineração Caraíba, Manoel Valério de Brito observou que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – cujo prazo de cumprimento é o ano de 2030 – integram todos os setores e entidades em nível global. O executivo também citou as práticas de ESG (Environment, Social and Governance), que consideram a sustentabilidade dentro da estratégia financeira das organizações. “É uma exigência do próprio mercado financeiro. O investidor de fora quer que esses princípios sejam levados em conta, e o setor mineral vem atuando em todo esse processo.”

    Um bom exemplo, nesse sentido, foi demonstrado no Fórum pelo gerente de Meio Ambiente e Comunidades da Mineração Caraíba, André Cirilo Germani. O executivo citou o case da panificadora Flor de Mandacaru, que contribui para a formação de padeiras e doceiras no distrito de Pilar, em Jaguarari (BA). A iniciativa, que conta com investimentos de R$ 224 mil, contempla o ODS 5 das Nações Unidas (promoção da Igualdade de Gênero).

    Empreendedorismo
    Durante o evento, os projetos socioambientais apoiados pela Mineração Caraíba nas regiões onde atua – todos relacionados aos ODS -, foram representados em estandes instalados no hall de entrada. Com foco no empreendedorismo, uma das iniciativas promove a fabricação de laticínios a partir do leite de cabra. Em outra barraca, a Associação de Mulheres da Fazenda Esfomeado expôs seus biscoitos artesanais. Calçados feitos a partir de couro também foram apresentados pelas comunidades beneficiadas e puderam ser comercializados.

    O diretor do WorldWatch Institute (WWI) no Brasil, Eduardo Athayde, mencionou que as mineradoras devem investir no Brasil, entre 2020 e 2024, US$ 32,5 bilhões dentro de critérios que contemplem os ODS e as práticas em ESG. “Não tem mais dinheiro no mundo fora dos critérios ESG”, acrescentou.

    Santo Couro: iniciativa valoriza o artesanato local com produtos à base de couro/Foto: Ewerton Marcos/Mineração Caraíba

    Potencialidades
    No período da tarde, o Fórum contou com a palestra “As potencialidades do município de Campo Formoso na Mineração e os desafios para atender aos ODS”, que foi ministrada pelo geólogo Baldoíno Dias Neto, professor do Instituto Federal da Bahia (Ifba). O especialista fez uma breve contextualização sobre Campo Formoso, cidade de cerca de 70 mil habitantes que se destaca na produção de minério de cromo.

    “Campo Formoso é um município rico, mas ainda com uma disparidade de renda significativa entre os seus habitantes. Ainda vemos locais extremamente pobres com recursos hídricos escassos” – Baldoíno Dias Neto.

    Como alternativa, o geólogo cobrou que as prefeituras das cidades mineradoras, de forma geral, convertam o valor arrecadado por meio do Cefem para a criação de políticas públicas.

    Para o reitor da Univasf, Paulo Cesar Neves, a crise ambiental nunca esteve tão em evidência ao longo da história. “Este Fórum, ao direcionar sua lupa para o setor da mineração, identificará possibilidades para a criação de ativos capazes de reduzir as desigualdades sociais, aumentando a qualidade de vida”, projetou.

    Durante o evento, que deverá ter novas edições em breve, um acordo de cooperação técnica foi assinado entre representantes da CBPM, Mineração Caraíba e Univasf.

    Fonte: Correio*

    São Paulo
    nublado
    19.3 ° C
    20.1 °
    18.8 °
    85 %
    5.1kmh
    100 %
    sáb
    22 °
    dom
    23 °
    seg
    26 °
    ter
    31 °
    qua
    26 °

    Notícias recentes

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...

    leia mais

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...