ORIGEM DA INTERNET
Costuma-se dizer que a ficção científica precede a vida real. Ou que a vida real muitas vezes replica a ficção científica.
A origem da Internet passou a ser intensamente estudada, devido a sua importância no mundo atual. Os estudiosos dizem que remonta nos finais dos anos 50 e início dos anos 60, período histórico de Guerra Fria entre as duas potências mundiais, os EUA e a União Soviética.
As preocupações com ataques militares de ambos os lados, viviam sendo avaliadas por homens extremamente inteligentes a serviço destas potências, a maioria físicos, químicos, engenheiros de todas as especialidades e com vocação de desenvolvimento tecnológico. As inovações de dados eletrônicos começavam a formar uma dimensão ímpar das informações de aplicativos militares, para avançarem em seus objetivos. “Os dados dinâmicos deste processos nos garantem informações seguras de vários pontos e frentes de observações, isto passa a ser combustível, para estratégias de defesa”, ressaltavam os Generais norte americanos.
Historiadores definem que a estratégia é um conjunto de táticas, para mudar posições e comportamento para atingir um determinado objetivo. Desta forma este conceito aliado ao avanço tecnológico da época deixava os militares seguros, frente a Guerra Fria que imperava e colocava as relações tensas e conflitantes.
O Department of Defense, o Ministério da Defesa americano, durante a Guerra Fria, já formatava esta visão altamente estratégica e confiável, visando melhor forma de proteger os dados militares. Mesmo no caso de um ataque inimigo, precedido de bombardeios pesados, os dados não deveriam nunca serem destruídos. A única solução técnica e totalmente viável era uma rede eletrônica de dados eficiente, capaz de assegurar que estes dados deveriam estar armazenados em diversos computadores militares, distantes uns dos outros. Os dados deveriam ser atualizados em todos os computadores no menor espaço de tempo possível. Cada computador deveria ter várias opções de vias de comunicação com todos os outros.
Desta forma, a rede continuaria funcionando, mesmo que um computador ou uma via de comunicação fosse destruída durante um bombardeio, preservando assim o histórico e o aglomerado de dados de interesse militar.
Neste ambiente de requisitos estratégicos para fins de defesa militar, nasceu a Internet, que vem modificando a cultura do planeta. Inicialmente foi liberada para o uso acadêmico e posteriormente aberta ao mundo.
O nosso ex-professor de Tecnologia Industrial, Rogério Lima, ressalta que a cultura militar, queira ou não, trouxe muitos avanços nas escolas, empresas e negócios do mundo inteiro, sendo o mais extraordinário, sem dúvida a INTERNET, indispensável no mundo atual. “Se quiserem acabar com o mundo hoje; é só acabar com a Internet. A comunicação eletrônica anulada; anula tudo que o home faz no século XXI”, ressalta Franz Simon, estudioso da sociedade e comportamento social moderno. A Internet, já pode ser resumida em 5 E´s. Eletrônico, Econômico, Eficiente, Encantador e Essencial , ou a “Estrela da Informação” como vem sendo chamada, pois é a ferramenta de vanguarda do ensino primário, ao centro de pesquisa da NASA, ou desde a compra de um par de sapatos a de um automóvel top de linha.
A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma outra invenção foi capaz de fazer antes. A invenção do telégrafo, telefone e rádio prepararam o terreno para esta realidade, porque todas estas invenções embora magníficas e de grande importância, não tiveram a capacidade da integração tão ampla e eficaz como o computador combinado na Internet.
“O número de internautas Três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas e no mundo já existe quase 4 bilhões de INTERNAUTAS .
A INTERNET E SUAS FERRAMENTAS TEM AJUDADO A VENCER O COVID NOS QUATRO CANTOS DO PLANETA
A INTERNET NA COVID: uma série de trabalhos que me chamaram a atenção. A Internet está reduzindo a distancia, a história e tempo de resposta em vários processos, e mais; tem gerado conhecimento, controle e evolução de processos em velocidade assustadora e. Gerando resultados. É uma ferramenta de trabalho importantíssima. Uniu Ocidente ao Oriente Na pandemia, transformou a informação em comunicação. Melhorou a produtividade, competitividade e otimizou vários processos.
O Teletrabalho, home office, e-commerce, -E-leraning, EAD, Live, Zoom, WhatsApp Web, são hoje um conjunto de ferramentas da ECONOMIA TECNOLÓGICA COMPOSTA DE 5E´s. Eletrônico, Econômico, Eficiente, Encantador, Essencial. A inteligência artificial é um braço que conecta a TI e muitos outros avanços, automação, robótica e sensoriamento remoto.
O COVID está sendo enfrentado com a tecnologia e isso mostra que se a crise destrói para um lado cria oportunidades de outro. Muitos negócios estão emergindo com a crise, e fazendo surgir gestores e profissionais criativos. Reduzem custos, fazem economia e encurtam processos. A logística mudou, o ocidente está ao lado do oriente pelos recursos tecnológicos. A informação está fundida na comunicação. Não existe mais vocação tecnológica. Existe potencialidade do ambiente tecnológico, nos nossos negócios e a comunicação moderna.
A crise pavimentou um caminho que uniu a criatividade do capital humano com a tecnologia da comunicação para não deixar o mundo parar, na busca da competitividade, produtividade eficiência e lucro. Acompanhada de um treinamento quotidiano de auto desenvolvimento, comunicação, liderança, auto educação e manutenção da competência dentro de um viés de vanguarda em tudo que insere o ambiente de pessoas, processo e a tecnologia de vanguarda. O futuro foi antecipado? Talvez não; tudo isso de recursos das tecnologias estava disponíveis. Mas “ a necessidade faz o sapo pular” (Eliezer Batista) “Não precisamos temer as crises. Elas podem ser desastrosas, mas podem ser benéficas. Tudo depende da nossa capacidade de mudar.” – (Paulo. C. Moura) – “Após as tempestades, surgem os grandes navegadores” (Epiroco)