sábado, 23 de novembro de 2024
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais
    InícioArtigosEmpresarialA industria, o agronegócio brasileiro e o que podemos fazer

    A industria, o agronegócio brasileiro e o que podemos fazer

    Publicado em

    Antes a gente falava informação, mas com a Internet, os aplicativos, o  whatsapp, live, EAD e home oficce, nós estamos em um universo dinâmico  da comunicação.  Não enxergamos mais vocação nas coisas, enxergamos são potencialidades. Perdemos tempo, mas não o bonde. Precisamos aproveitar aquilo que já temos de bom para construir o que ainda não temos. Hoje os recursos naturais não

    São determinantes para o desenvolvimento, mas a existência de recursos naturais é uma vantagem comparativa. O  principal é o potencial humano. Nós temos a vantagem de poder fazer uma combinação cruzando os recursos naturais e em paralelo educar a população. O nosso  capital humano;  e assim  formarmos uma juventude  ética de valores, humanos, sociais e  profissionais. Hábeis para  lidar com as novas tecnologias  e meios de obter  maior produtividade, competitividade, eficiência e lucro na indústria brasileira.  O  agronegócio  está  tendo comportamento  avante e  excelente.

    Fui privilegiado de ter verdadeiras aulas com o Dr.Eliezer Batista e ser amigo  de Wilson Brumer, que desde os tempos de VALE, sempre me ensinou. Foram pessoas  que me passaram  educação e treinamento  quotidiano de vida humana, social e profissional.

    Há uma ideia  que o Brasil exporta commodities e o mundo quer tecnologia. Seria possível se capitalizar vendendo minério de ferro, por exemplo? O  mercado futuro é o Oriente, o Japão, a China, Coréia, Índia, o sudeste da Ásia. É o mercado que necessita justamente dos produtos que temos para exportar. Eles precisam de minério de ferro, produtos agrícolas, álcool. Lá há populações imensas e não há área para produzir alimentos. Eles não têm jazidas de minérios e nem terras raras, que tem alto consumo com a economia da tecnologia moderna e seus equipamentos; do celular  aos painéis  das naves espaciais  de todo tipo.

    As terras raras significam ainda menores volumes tratados e movimentados  na mineração com maior lucro. Maior produção de conhecimento da  tecnologia, empregos mais qualificados, etc. Deveria haver uma ampla política e fomento a geologia nacional, para descobrir terras raras e melhorar o ambiente de negócios da mineração brasileira e o seu horizonte de atrair  investidores.

    A China continuará  crescendo e precisará  de infra-estrutura robusta. Alimentos em grande escala. Somos competitivos nisso. Ao mesmo tempo em que exportamos os produtos que temos para quem quer comprá-los, temos de investir no desenvolvimento de uma indústria de alta tecnologia para ganhar outros mercados.

    O que eles compram hoje vão comprar amanhã com mais valor agregado. Precisamos então de qualidade de capital humano para operar uma indústria tecnológica moderna, forte, com  inteligência artificial , digital e maior valor agregado, não descuidando do fator competitivo.

    Devemos aprimorar  a educação e treinamento urgente. Sem educação nós vamos competir com ninguém.  País nenhum evolui sem educação de qualidade e temos de nos atentar para esse ponto fraco, além de CUSTO BRASIL.

    O professor é o único profissional no Japão que não precisa se curvar para o imperador. É a profissão mais nobre do mundo. Mas não valorizada em países de pouco desenvolvimento cultural e preparo político.

    No Brasil infelizmente,  os estudantes não querem ser cientistas nem professores pela baixa remuneração. O Brasil possui, cerca de 700 cientistas por milhão de habitantes, enquanto a China possui 1.100, a Rússia 3.100, a União Europeia 3.200, os Estados Unidos 3.900, Coréia e Singapura 6.400, Israel 8.300. Na América Latina, o Brasil está em segundo lugar, abaixo da Argentina, que tem 1.200. Está havendo fuga de cérebros para os países desenvolvidos.

    No Japão e Coréia  5% dos melhores alunos, os cérebros potenciais querem ser professores, ao invés. de irem  para NASA ou  Microsoft.  . Professor é a profissão mais nobre do mundo. Produz cultura, informação, conhecimento, ciência e valores.

    No Brasil precisamos valorizar o professor, não o militante. Priorizar a física e matemática. Instrumentaliza-los, dar condições, recursos, treinamento, manutenção da competência, segurança e melhores salários.  País e empresa que não investe em saúde educação, ciência, inovação, pesquisa e tecnologia, estão fora da civilização moderna.  Não terão força competitiva e vão virar grandes sucatas.

    . “O conhecimento e informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas.” (Peter Drucker).“Não se pode encontrar a solução de um problema, usando a mesma consciência que criou o problema”. (Albert Einstein) A vida é um sistema. A nossa empresa é um sistema. Estamos sempre em movimento cercados de sistemas e mudanças.

    Temos preparar a nós mesmos, juntos, com as pessoas para o sistema, e o sistema para nós mesmos, juntos com as pessoas. Treinando, educando a equipe, com habilidade, didática, manutenção da competência, pedagogia empresarial e comunicação, como professor interno. Motivador, operador e planejador de mudança.

    Assumindo o papel de coach.  Não importa o tamanho da empresa, o foco é capital humano e liderança qualificada, pessoas para operar processo, usar tecnologia. Cuidar de projetos de forma produtiva, competitiva e eficiente, voltada a satisfação de clientes, com uma postura a de produtividade, alcance de metas, objetivos e melhoria contínua. Chegando a alta competitividade, através de gestão de pessoas, processo, tecnologia e projetos estratégicos e sustentáveis.

    Sempre devemos atuar em Gerenciamento de Risco e Mudanças. Vivemos em uma economia mutável e de incertezas. As empresas que não mudam, e se reestruturam de tempos em tempos. Estarão fadadas ao insucesso  no século XXI.

    Caem com facilidade  na análise de swot de seus concorrentes, que estarão aptos a superar os que não mudam dentro, de um processo de miopia da competitividade e do não crescimento do  market share, seja por resistência, ou falta de cultura empresarial moderna que visa o aumento e melhoria permanente da competitividade, produtividade, eficiência e lucro. Sempre acompanhado  de um comportamento gerencial de redução de custo.

    Custo não existe para ser calculado. Custo existe para ser reduzido (Taiich Onho – Engenheiro da Toyota – notável pela visão de custo e resultados) 

     

    São Paulo
    nuvens dispersas
    18.6 ° C
    19.7 °
    18 °
    89 %
    3.1kmh
    40 %
    sáb
    22 °
    dom
    23 °
    seg
    26 °
    ter
    31 °
    qua
    32 °

    Notícias recentes

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...

    leia mais

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...