No dia 3 de agosto, a Nexa entregou para a Secretaria de Saúde de Aripuanã dois novos aparelhos respiradores que irão reforçar a capacidade de atendimento do Hospital Municipal Santo Antônio. O repasse integra o Termo de Cooperação firmado entre o empreendimento e a Prefeitura local, em março deste ano, com objetivo de fortalecer o enfrentamento da pandemia de covid-19 no município.
Com a chegada dos novos equipamentos, a população aripuanense passa a contar com cinco respiradores disponibilizados pela empresa. Outras três unidades foram entregues em julho de 2019 como parte do Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã.
O Termo de Cooperação também garantiu a doação de diversos outros itens e serviços essenciais para o enfrentamento da Covid-19 e para segurança dos profissionais de saúde pública que atuam na linha de frente desse enfrentamento. A parceria garantiu o fornecimento de insumos hospitalares, álcool em gel, mais de 70 mil equipamentos de proteção individual e 1.300 kits de teste rápido para identificar o novo coronavírus, sendo 1.000 como parte do acordo e 300 como doação voluntária.
União de esforços – A parceria entre Nexa e Aripuanã se estende também para apoio logístico, já que a mineradora disponibilizou 4 caminhonetes utilizadas na fiscalização e vigilância sanitária, UTI aérea para realizar o transporte de pacientes positivados e transporte aéreo das amostras dos exames de RT-PCR, que são encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), localizado em Cuiabá.
Outras ações como apoio psicológico aos servidores, execução de campanhas publicitárias de prevenção e conscientização para colaboradores e comunidade, locação de container e gerador de energia para montagem de um posto de fiscalização na entrada da cidade também fazem parte da parceria.
Por meio do pacto com a Prefeitura, o empreendimento também contemplou o município com um aporte voluntário de R$ 500 mil. A partir do Termo de Cooperação houve ainda a disponibilização de R$ 668.571,18 para a saúde pública referente ao Termo de Cooperação Técnico-financeira firmado em 2019 com o poder público.
Para Rodrigo Fonseca, gerente geral de Mineração do Projeto Aripuanã, essa união de esforços reforça o comprometimento da empresa com o município e toda população. “O Termo de Cooperação entre Nexa e Prefeitura foi firmado com o objetivo de unir esforços no combate à pandemia e evidenciam nosso compromisso em atuar como uma agente colaborativo ao desenvolvimento local em áreas importantes como a saúde”
Outras iniciativas
Testagem em massa – Como parte dos esforços de enfrentamento do novo coronavírus em Aripuanã, a Nexa iniciou a testagem para Covid-19 em todos os colaboradores diretos e terceiros que atuam na implantação do Projeto Aripuanã. Atualmente, mais de 1800 profissionais compõem a mão de obra do Projeto Aripuanã. A estratégia da empresa tem se revelado como uma importante medida de combate à pandemia, especialmente porque é capaz de detectar casos assintomáticos da doença e possibilita maior agilidade no isolamento dos trabalhadores positivados, assim como seus contactantes.
Saúde do colaborador – A Nexa segue tomando uma série de medidas de prevenção para proteger a saúde e a segurança de seus colaboradores, próprios e terceiros. Além do Comitê Corporativo, formado para gerir os procedimentos preventivos em suas operações e escritórios, foi instituído um Comitê de Ajuda Mútua, envolvendo lideranças e profissionais da saúde das empresas que estão atuando nas obras de implantação do Projeto Aripuanã. Uma série de medidas, como monitoramento constante do estado de saúde dos empregados, assistência médica 24h em adição às medidas de higiene já realizadas, continuam sendo executadas, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.
Ação voluntária – Uma campanha solidária, desenvolvida por meio do Programa de Voluntariado “Somos Todos”, da Nexa, arrecadou 2.752 itens, sendo 2.313 produtos de higiene pessoal e 162 kg em itens de limpeza. A ação contou com a participação de profissionais voluntários de terceirizadas e da empresa. Os materiais foram repassados para a Secretaria Municipal de Ação Social (Semuas), com objetivo de beneficiar pessoas atendidas nas casas de apoio e proteção à gestantes e idosos, entre outras famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica atendidos pelo município.
Fonte: Assessoria de Comunicação