A Alcoa Foundation doou R$ 279.493,87 para a Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas, verba que será direcionada ao projeto de modernização da rede elétrica do hospital e ampliação da subestação. A doação faz parte das ações para ajudar no esforço conjunto para enfrentamento do novo coronavírus, que já somam mais de R$ 960 mil, recursos da Alcoa, Alcoa Foundation e Instituto Alcoa, e beneficiaram as comunidades de Poços de Caldas e Andradas (MG).
Para Ricardo Sá, Superintendente da Santa Casa, a doação foi muito importante. “Ajudou a tirar do papel esse importante projeto, que era um sonho de todos nós”, disse.
“A Santa Casa de Poços de Caldas foi a primeira instituição da cidade a receber uma doação da Alcoa Foundation, logo no início das operações da Fábrica, em 1973”, lembra Walmer Rocha, Gerente de Operações da Alcoa Poços de Caldas. “Ao longo desses anos, a Companhia tem dado grandes contribuições ao Hospital, pois sabe da sua importância não só para a população de Poços de Caldas, como da região, especialmente neste tempo de pandemia”.
Sobre o projeto de modernização da rede elétrica
O projeto de modernização tem a parceria do DME (Departamento Municipal de Eletricidade) e de várias empresas da cidade, e permitirá aumentar o número de leitos a curto prazo; viabilizará o funcionamento do ar condicionado da UTI Neonatal/Pediátrica, que foi ampliada, passando de nove para 17 leitos; a inclusão de novas tecnologias de diagnóstico e adequação às legislações vigentes. Será adquirido cabeamento para realizar todas as adequações necessárias para a instalação de um novo gerador e de dois novos transformadores, além da retirada de todo o cabeamento com isolamento não termoplástico, antigo isolamento de pano.
A Santa Casa de Poços de Caldas é referência na região e atende nas mais diversas áreas, com procedimentos de alta e média complexidade, uma população estimada em 612 mil pessoas. Durante esta fase de pandemia, o Hospital ganhou mais 12 leitos de internação e mais 10 de UTI adulto, e também aumentou em 100% o número de respiradores. Hoje, o Hospital conta com 189 leitos, com previsão de chegar a 200 leitos a curto prazo, e a 350, a médio e longo prazos.
Por Assessoria de Comunicação