BMS

Série: Recuperação De áreas Mineradas | Bamin Desenvolve Centro De Conservação Sócio Ambiental:

Data: 01/03/2018

Fonte: Portal da Mineração

A Bahia Mineração (BAMIN), empresa brasileira com controle acionário pertencente à Eurasian Resources Group (ERG), desenvolve desde 2011 um projeto pioneiro de mineração e logística integrada no estado da Bahia: o Centro de Conservação Socioambiental.

O projeto possui uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados, localizada a 10 km ao sul da mina Pedra Ferro, limitando - se com áreas de Reserva legal da empresa. Encontra-se inserida numa zona de transição entre Caatinga e cerrado e foi estruturada para o desenvolvimento de ações e apoio a projetos e programas sócio ambientais. Conta atualmente com as seguintes instalações: Museu Pedra de Ferro, Viveiro de produção de mudas, Áreas de rustificação, Orquidário e Bromelário e Área de compostagem.

O Museu abriga a riqueza histórica e patrimonial da região, colaborando para a conservação da biodiversidade. O local conta com um acervo arqueológico, espeleológico, da fauna e da flora local, em destaque a conservação do Mexerica, sítio rupestre pré-histórico que foi resgatado pela empresa em 2012. O trabalho de resgate e salvaguarda desses bens resultou em mecanismos de educação ambiental como exposições, atividades educativas e espaços para debate e discussão.

Com capacidade de produção anual de 150.000 mudas de espécimes nativas, o Viveiro colabora com a reconstrução da flora local, com produção de espécies nativas tais como jatobá, mimosa, angico, madeira-nova, pau-ferro, surucucu, munlugu, tamboril, licurí, coco-de-vassoura, umbu, pequi, umburana, aroeira, barriguda, entre outras.

Já as Áreas de rustificação são voltadas para a recepção dos espécimes que foram desenvolvidas no viveiro de produção de mudas. Após a rustificação tais espécimes são introduzidos na natureza.

O projeto conta ainda com um local destinado para o cultivo, armazenamento e apreciação de orquídeas e plantas epífitas e uma área de compostagem para aproveitamento de resíduos orgânicos de frutas, legumes e folhagem.

O Centro de Conservação Socioambiental inclui a mina Pedra de Ferro, da BAMIN, o porto de águas profundas do Porto Sul e a ferrovia de integração Oeste Leste, FIOL. O Pedra de Ferro é um complexo de produção de minério de ferro projetado para produzir até 20 milhões de toneladas de minério por ano, sendo uma das plantas mais modernas do mundo e contribuindo para transformar a Bahia no terceiro maior produtor de minério de ferro no Brasil.

Sobre a série recuperação de áreas mineradas

O Portal da Mineração apresenta uma série de matérias que evidenciam as iniciativas voltadas à recuperação das áreas mineradas.

Esta é uma ação que merece ser conhecida por um grande número de pessoas porque, no dia a dia, costuma ser pouco percebida pelo conjunto da sociedade. E representa mais do que uma característica da moderna indústria da mineração, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo. Trata-se de um compromisso com a sustentabilidade empresarial por parte da mineração.

O objetivo da coletânea é reunir materiais que mostrem a importância da atuação das mineradoras em buscarem recuperar ao máximo a condição original do terreno ou até proporcionarem uma situação ambiental melhor do que a preexistente.


Últimas Notícias:

Ingersoll Rand® Fortalece Compromisso Com Confiabilidade E Eficiência Por Meio De Portfólio De Serviços Robusto E Diversificado Na Feimec 2018

Aro Traz Interação, Tecnologia E Automação Para A Feimec

Após 34 Meses Desativado E Uma Grande Reforma, Alto-forno Da Usiminas é Reativado

Cbmm Vê Retomada Da Demanda De Nióbio E Projeta Crescer 7% No Ano

Toneladas E Mais Toneladas De Carga Em Viracopos

    BRASIL MINING SITE® - Todos os direitos reservados