BMS

Eternit Paralisa Atividade Da Sama Mineração:

Data: 06/12/2017

Fonte: Agência de Notícias Reuters

A Eternit, proprietária da Sama Mineração, anunciou ontem (5) a paralisação das atividades da mineradora e da fabricante de telhas de fibrocimento, Precon Goiás. A decisão da Eternit acontece menos de uma semana depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) proibir o uso e comercialização de amianto crisotila no país, substância que é produzida pela Sama Mineração.

A companhia afirma que a paralisação ficará em vigor até uma decisão definitiva sobre a questão do amianto. "A Eternit acompanhará eventuais embargos de declaração que poderão ser opostos pela entidade representativa do setor para, posteriormente, se posicionar de forma definitiva sobre a consequência de tal decisão nas atividades da companhia", diz a empresa.

As outras unidades que fabricam telhas seguem operando normalmente, utilizando fibra sintética de polipropileno produzida pela unidade de Manaus.

A Eternit disse que vai esperar até a decisão final do STF, após eventuais recursos, para se posicionar de forma definitiva sobre a "consequência de tal decisão nas atividades" da empresa.

Na semana passada, o plenário do STF decidiu proibir a extração, industrialização e comercialização do amianto variedade crisotila, produto largamente utilizado no país na fabricação de produtos para construção civil como telhas e caixas d'água. Críticos ao uso do amianto alegam que o produto pode apresentar risco para a saúde humana, tendo até mesmo potencial cancerígeno.

Ainda na última semana, a Eternit informou que deixará de usar amianto na produção de telhas até dezembro de 2018. A companhia afirmou que vai substituir a utilização do amianto crisotila por fibras sintéticas, na produção de telhas de fibrocimento.

A produção de fibras de amianto crisotila, também chamado de asbesto branco, pela Sama continuará normalmente e, segundo a empresa, vem sendo gradualmente direcionada para o mercado externo, atendendo clientes em outros países que permitem o produto, como Alemanha, Estados Unidos e Índia, por exemplo.


Últimas Notícias:

Ministério Público Investiga Dnpm Em Mato Grosso

Brasil Busca Parceria Com África Do Sul Em Mineração

Trabalhadores Da Magnesita Recusam Proposta De Acordo Coletivo

Codemig Construirá Primeira Fábrica De ímãs De Terras-raras Do Brasil

Projeto De Fiscalização De Barragens Pronto Para O Plenário

    BRASIL MINING SITE® - Todos os direitos reservados