BMS

Acordo Entre Peru E Austrália Elimina Impostos Sobre Minérios:

Data: 13/11/2017

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

O Conselho de Minerais da Austrália (MCA) elogiou a assinatura de um acordo de livre comércio (FTA, em inglês) entre Austrália e Peru, realizada no dia 09. O CEO interino da entidade, David Byers, disse que o tratado vai criar oportunidades para as exportações e investimentos em serviços de mineração da Austrália. A MCA é uma organização que representa empresas do setor de mineração.

"O acordo comercial eliminará imediatamente as tarifas das exportações de minerais australianos para o Peru, incluindo minério de ferro, cobre, níquel e carvão. Isso fará com que nossos metais de exportação sejam mais competitivos, atrelando-os ao acesso sem impostos para ferro, aço e alumínio australianos", disse Byers.

Ele afirmou que um aspecto particularmente animador do FTA foi que melhorou o acesso ao mercado para empresas de mineração, tecnologia e serviços de mineração da Austrália.

A maioria dos equipamentos de mineração australianos agora não enfrentará tarifas quando exportado para o Peru. O Peru também concordou em fornecer acesso aos serviços de mineração australianos em termos não discriminatórios e para aumentar a segurança do investimento para as empresas australianas que investem no país sul-americano.

As negociações do Peru-Austrália FTA (Pafta) foram iniciadas em maio deste ano e concluídas no dia 10. Além de minérios, o acordo prevê a eliminação de tarifas para açúcar, laticínios, carne, arroz e sorgo; e intercâmbios entre universidades. Os detalhes do acordo ainda não foram divulgados.

"Essas medidas permitirão que a Austrália aproveite seus conhecimentos de classe mundial em serviços de mineração, desde serviços geocientíficos e de engenharia a serviços especializados de tecnologia e gerenciamento ambiental, para tirar proveito de oportunidades no desenvolvimento de minerais e recursos energéticos significativos do Peru", afirmou Byers.

Byers disse que a finalização do Pafta também proporcioná benefícios estratégicos ao melhorar os vínculos econômicos e políticos em todo o Pacífico e demonstrando o compromisso dos dois países em relação ao comércio livre e aos mercados abertos.

É uma nova modelagem econômica que mostrou que 2,2 milhões de empregos australianos dependem do comércio e que o desmantelamento do protecionismo nas últimas três décadas aumentou a renda em cada lar australiano em 8.448 dólares australianos por ano.

"Isso ressalta a importância de a Austrália prosseguir a liberalização do comércio através de negociações bilaterais como as do Peru, bem como os acordos comerciais regionais, plurilaterais e multilaterais", disse Byers.

A MCA tem como membros empresas como Newcrest Mining, Glencore, AngloGold Ashanti, BHP, Santa Barbara, EDI Mining e Rio Tinto, sento ao todo 48 empresas. Além de 35 membros associados.


Últimas Notícias:

Nova Plataforma Digital Da Vale Reúne Conteúdo Sobre Mineração E Negócios Para Pesquisadores E Acadêmicos

Samarco Discute Demissão De 600 Empregados Com Sindicatos

Anglo Pode Parar Produção Se Licença Ambiental Para Minas-rio Não Sair

Mps Da Mineração Estão Na Pauta De Votação Da Câmara Dos Deputados

Congonhas Prepara Plano Emergencial

    BRASIL MINING SITE® - Todos os direitos reservados