BMS

Saúde Ocupacional:

Brasil Mining Site:(email)


A Função Gerencial Na Mineração:

07/01/2013

Artigo extraído da Revista Mineração & Sustentabilidade, nº 3 - Fevereiro/Março 2012.

Sobre o autor: Reginaldo Pedreira Lapa, Engenheiro de Minas e de Segurança do Trabalho; MBA em Gestão Empresarial; Mestre em Engenharia Mineral; Consultor da Zero Harm Consulting. Com 35 anos de experiência, publicou cinco livros e é o coordenador do Prêmio ABS-Agência Brasil de Segurança.

Segundo o Ibama, a mineração é considerada uma atividade potencialmente poluidora e, assim sendo, um empreendimento mineral requer um aparato de estudos e um complexo processo de licenciamento ambiental, que culmina na implantação de ações para mitigar os impactos identificados, sejam eles de natureza física, econômica ou social.

Alguns aspectos ambientais identificados requerem medidas especiais em razão do seu potencial de causar consequências, como, por exemplo, pela magnitude da energia envolvida, a possibilidade de rompimento de barragens, o lançamento de efluentes líquidos nos cursos de água, emissões atmosféricas, dentre outros.

Estamos nos referindo à preparação e resposta a emergências potenciais que envolvem questões como recursos, comunicação e treinamento. Tanto as ações mitigadoras de rotina quanto aquelas associadas a atendimento e resposta a emergência, após implantadas, necessitam ser mantidas, monitoradas e melhoradas no curso do tempo, sob pena de se perderem e se transformarem apenas em intenções ou de falharem e não cumprirem seus propósitos.

No que respeita à abordagem ocupacional, o Ministério do Trabalho classifica a atividade de mineração como sendo de risco com grau máximo, na escala que utiliza e que considera tanto a saúde das pessoas quanto sua segurança.

Em função do risco, a atividade de mineração mereceu um conjunto de requisitos de segurança específico, contido na Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho NR 22 - Segurança e Saúde Ocupacional em Mineração, que contém 462 requisitos de segurança e saúde ocupacional.

Leia o artigo na íntegra clicando no ícone abaixo.


Arquivos:

Texto 

    BRASIL MINING SITE® - Todos os direitos reservados