BMS

Artigo Técnico:

Brasil Mining Site:(email)


Otimização Do Processo De Moagem Através Do Controle Estatístico:

25/10/2017

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE MOAGEM ATRAVÉS DO CONTROLE ESTATÍSTICO DAS CARACTERÍSTICAS MINERALÓGICAS DE PILHAS DE MINÉRIO DE FERRO

Por Robert Cruzoaldo Maria; Lucelia Aparecida Radin; Jefferson Januario Mendes; Danilo Augusto Pereira de Sa e Guilherme Alcantara Pinto. Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

O mercado da siderurgia exige que os minérios de ferro utilizados em seus processos possuam características químicas, físicas e mineralógicas dentro de valores pré-estabelecidos, uma vez que essas propriedades estão diretamente relacionadas com o consumo de combustíveis, custos de produtividade e qualidade do produto final. A produção do aço a partir da extração das matérias primas até a obtenção do produto final engloba um número considerável de processos produtivos, tais como lavra, britagem, moagem, filtragem, pelotamento, processamento térmico, redução, fusão e refino, lingotamento contínuo, conformação mecânica, etc. Salienta-se que existe um forte impacto da qualidade intrínseca dos minérios sobre a produtividade destes processos.

Chaves e Peres (2012), afirmam que a estabilidade dos processos, assim como a melhoria dos resultados atuais e o desenvolvimento de novas tecnologias, dependem fortemente do conhecimento dos parâmetros intrínsecos dos materiais, muito especialmente os atributos mineralógicos. Muitos estudos têm sido conduzidos em escala de laboratórios e são poucos os realizados em escala industrial, devido principalmente à escassez de informações sobre a mineralogia dos tipos e das misturas de minérios de ferro empregados nos processos.

Diante disso, torna-se de grande importância o equacionamento de modelos para nortear a formação e otimização de misturas de minérios de ferro de modo a aumentar a produtividade e reduzir o consumo de energia do processo de moagem sem deixar de atender a todas às especificações dos clientes. Nesse contexto, a engenharia da qualidade, com suas técnicas estatísticas, se apresenta como uma maneira de controlar os processos de produção, permitindo identificar e eliminar as causas dos eventuais problemas, conduzindo à melhoria contínua da organização.

Assim sendo, propõe-se desenvolver neste trabalho modelos estatísticos de regressão linear múltipla para o controle das variáveis Índice de Bond (Work Index) e Produtividade dos Moinhos de uma usina siderúrgica integrada em função das características mineralógicas de pilhas de minérios de ferro.

Leia o artigo na íntegra clicando no ícone abaixo.


Arquivos:

Texto 

    BRASIL MINING SITE® - Todos os direitos reservados